Adolescentes de Rio das Ostras começam a receber a Caderneta de Saúde

A adolescência é um período que requer um acompanhamento específico de saúde.

Pensando nisso, o Governo Federal lançou a Caderneta de Saúde do Adolescente e escolheu implantá-la nos municípios que já realizam um trabalho específico direcionado à saúde dos jovens. Desde a última quarta-feira, 19, Rio das Ostras é uma das poucas cidades do Estado a dispor da caderneta. O lançamento do projeto contou com a participação dos jovens em apresentações de capoeira e street dance.
O evento aconteceu na Escola Municipal Padre José Dilson Dórea, no Âncora, quando a coordenadora do Programa de Saúde do Adolescente, Andrea Viana, apresentou aos jovens a caderneta e falou da importância do instrumento. Ela estava acompanhada de representantes da equipe de saúde do Programa: enfermeira, assistente social, médica e nutricionista.
“A caderneta traz informações sobre crescimento e desenvolvimento e registra o histórico de saúde do adolescente. Os jovens procuram pouco as unidades de saúde e com a caderneta, acreditamos que ele possa trazer para si a responsabilidade de se cuidar, de se prevenir de doenças e se tratar”, explica a coordenadora.
E os adolescentes entenderam a função do novo instrumento. “Com essa caderneta a gente pode marcar diretamente o dentista, médico, nos postos de saúde, sem precisar de responsável. Também tem muitas informações úteis para o jovem aprender a cuidar da saúde”, disse Heloísa Helena Mota, de 17 anos.
Defini Siqueira, de 13 anos, acha que a caderneta dá mais privacidade ao jovem. “Não preciso mais levar minha mãe para as consultas porque as informações sobre a minha saúde que o médico precisa saber já estão ali. E a caderneta ainda explica alguns assuntos que eu sinto um pouco de vergonha de perguntar ao médico”, opina Defini.
A Caderneta de Saúde do Adolescente registra dados de saúde dos jovens (como datas e dados de consultas, avaliação da estatura e da massa corpórea, pressão arterial e vacinas) e ainda esclarece temas como responsabilidade, sexualidade, direitos e deveres, dicas de saúde, alimentação saudável, puberdade, dupla proteção, sexo seguro, higiene bucal e projeto de vida.
Além de Rio das Ostras, no Estado do Rio, somente as cidades de Niterói, Rio de Janeiro, Maricá, Petrópolis, Belford Roxo e Angra dos Reis já implantaram a Caderneta de Saúde do Adolescente.
UNIDADES – Em uma etapa inicial, até dia 26 de abril, a caderneta estará disponível aos jovens de Rio das Ostras, de 12 a 17 anos, nos postos de saúde do Âncora, Cidade Praiana, Mar do Norte, Rocha Leão e Cantagalo. Para solicitar a caderneta, o adolescente precisa se dirigir à unidade levando documento de identificação e a caderneta de vacinação.

FONTE: SECOM – PMRO.

Please follow and like us:
error0
fb-share-icon20
Tweet 20
fb-share-icon20

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.