Cultura dos índios pataxós é apresentada em Rio das Ostras

Trabalhos artesanais, dança, música e lendas dos índios pataxós ocuparam os jardins da Casa da Cultura Bento Costa Júnior, em Rio das Ostras, durante uma semana.

Estudantes, moradores e turistas puderam conhecer as tradições e história dos indígenas dessa tribo, localizada no Parque Monte Pascoal, na Bahia, e primeira a ter contato com o homem branco, em 1500. A mostra foi inaugurada na segunda-feira, dia 26, com encerramento no sábado, dia 31.

“Quando recebemos o cacique Arassari Pataxó, solicitando espaço para divulgar o projeto, pensamos em trazê-lo para cidade em abril, quando se comemora o Dia do Índio. Mas, repensamos a data em função do próprio nome do projeto ‘Todo dia é dia de índio’. Então, porque não fazermos em março? O resultado foi um grande Kuarup, ritual indígena no qual os mais velhos contam a história de seu povo para os mais jovens, mantendo assim suas tradições”, conta Selma Rocha, presidente da Fundação Rio das Ostras de Cultura.

O cacique Arassari disse que a vinda a Rio das Ostras foi uma oportunidade maravilhosa de apresentar um pouco da cultura dos pataxós. “É muito bom saber que instituições como a Fundação Rio das Ostras de Cultura têm respeito por nossa história e abrem espaços para interagirmos com o branco. Atitudes como essa nos fazem acreditar que há pessoas dispostas a nos ajudar a manter nossas tradições vivas. Temos a certeza de que o projeto só aconteceu pela receptividade da Fundação e de todos os que pensam em um país unido e nos brasileiros como um único povo”, elogiou.

FONTE: SECOM – PMRO.

Please follow and like us:
error0
fb-share-icon20
Tweet 20
fb-share-icon20

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.