Escolas de Rio das Ostras promovem ações pelo Dia Mundial da Água
Em comemoração ao Dia Mundial da Água, 22 de março, o Núcleo de Educação Ambiental de Rio das Ostras incentivou e acompanhou várias atividades realizadas nas escolas da rede municipal ao longo da semana.
Essas ações, tendo sempre a água como tema, incluíram desde encenações teatrais e musicais até palestras e oficinas, distribuição de dicas ecológicas na comunidade e exposição de trabalhos.
A professora e bióloga Cláudia Corrêa, coordenadora do Núcleo, uma parceria das secretarias municipais de Educação e de Meio Ambiente, Agricultra e Pesca, afirmou que as ações nas escolas estimulam a mudança de hábitos. “Além de promover a conscientização sobre a importância de evitar o desperdício, levamos o aluno a conhecer o ciclo da água e as consequenciais da poluição dos rios, lagos e mares”, explica.
CONSCIENTIZAÇÃO – O aluno João Victor Machado de Souza, de 9 anos, que cursa o 3º ano na Escola Municipal Maria Teixeira de Paula, enumera ações que podem evitar o desperdício. “Podemos reciclar a água da máquina de lavar para limpar o chão da casa e fechar a torneira na hora de escovar os dentes. Se economizarmos, nossos filhos e netos não vão sofrer com a falta de água”, afirma.
Colega de turma de João Victor, a estudante Clarice Rocha, de 9 anos, diz que aprendeu muito com as atividades da Semana da Água. “Eu nunca fechava a torneira enquanto me ensaboava no banho e agora vou mudar de hábito. Também vou avisar ao meu padrasto para lavar o carro com o balde e não com a mangueira”, diz ela.
PARTICIPAÇÃO – Várias ações foram realizadas nas escolas ao longo da semana. Na Escola Trindade, localizada em Cantagalo, zona rural da cidade, os alunos apresentaram jograis, encenações teatrais e expuseram trabalhos. Já os estudantes da Escola Nadir Donato Salvador, no Loteamento Village, participaram de sessão de vídeo, apresentações musicais e distribuição de dicas ecológicas. A Escola Maria da Penha de Oliveira, no Palmital, contou com palestras e oficinas, entre outras atividades. Na Escola Maria Teixeira de Paula, no Jardim Campomar, um dos destaques foram oficinas como a de produção de livros e de reciclagem.