Grande sucesso em Rio das Ostras, “Pretas Por Ter” volta ao Teatro Popular
No ano passado, foram três sessões extras no Teatro Popular de Rio das Ostras.
Com todo esse sucesso de público na cidade, a comédia “Pretas Por Ter” volta ao mesmo palco para apresentações na sexta-feira, sábado e domingo, dias 2, 3 e 4 de março, às 20h30. Encenada pela Cia. Baiana de Riso, a peça estreou em 2001 e, até o presente momento, já foi assistida por cerca de 500 mil pessoas em todo Brasil.
Várias são as razões para o sucesso e a aceitação do espetáculo. Uma delas é o estilo baiano de fazer humor marcado pelo teor “cítrico” e a irreverência. O texto de Alberto Damit, recheado de referências aos costumes e tipos baianos, foi construído a partir de pesquisas sobre o comportamento preconceituoso do negro para com o próprio negro.
A construção das personagens é outro ponto alto da encenação. Em quase todas as sessões, as pessoas reconhecem a professora conservadora, ortodoxa e cheia de manias pedagógicas ultrapassadas, e a orientadora disciplinar popular, mas totalmente consciente de sua condição racial.
Toda a história se desenrola no dia em que uma professora adoece e precisa ser substituída. Altair, a professora conservadora, é designada para substituí-la e Marlene, a orientadora, inconformada, decide atrapalhar os planos da outra e para isso utiliza toda sorte de artimanhas, interferindo o tempo todo na aula.
FICHA TÉCNICA:
Texto: Alberto Damit
Direção: Marco Antonio Lucas e Alberto Damit
Elenco: Marcus Magno (Professora Altair); Vítor Montalvão (Marlene); Marco Antonio Lucas (Merilyn)
Figurinos: Marco Antonio Lucas
Cenário: Luciana Lakaster
SERVIÇO:
Teatro Popular de Rio das Ostras
Avenida Amazonas, s/nº – Centro
Sexta-feira, sábado e domingo, dias 2, 3 e 4 de março, às 20h30
Indicação 12 anos
Ingressos a R$ 20 e R$ 10 (estudantes e maiores de 65 anos)
FONTE: SECOM – PMRO.