Rio das Ostras revive os melhores tempos do Carnaval de rua
Folia para todas as idades, organização e muita alegria foram os pontos altos da festa
Um Carnaval para todos, com tranquilidade e alegria. Esse foi o clima dos festejos em Rio das Ostras, que reviveu os melhores dias da tradicional folia das ruas, reunindo desde as crianças até a Terceira Idade. A organização, promovida pela Prefeitura, possibilitou que milhares de pessoas curtissem a festa com paz e harmonia.
Os blocos arrastaram uma verdadeira multidão e, ao mesmo tempo, proporcionaram um espetáculo para aqueles que apenas assistiam aos festejos de Momo na cidade, que recebeu cerca de 200 mil turistas e veranistas, com registro de 90% ocupação do setor hoteleiro.
Crianças, jovens e adultos se divertiram tranquilamente comprovando mais uma vez que o Carnaval de Rio das Ostras mantém características de uma festa entre amigos e familiares. Milhares de foliões cantaram e pularam nos blocos de rua, tanto nas orlas de Costazul e Centro, quanto em localidades como Jardim Mariléa, Praiamar, Rocha Leão, entre outras. Os mais animados não dispensaram a fantasia e não pararam um minuto.
Ao som de marchinhas, samba ou axé, o principal era aproveitar a festa dos blocos como Blocana, Bacalhau na Vara, Bloco da Barata, Siri com Câimbra, Pescoço do Peru, Coruja, entre vários outros.
Durante o desfile do Bloco A Gripe do Grilo, na segunda, quem marcou presença foi o cantor Élson do Forrogode. A voz que marcou a década de 80, com a clássica composição “Talismã”, pôde ser escutada ao vivo e Élson ainda desceu do trio e cantou junto ao público.
As aulas de Lambaeróbica, com Sandro Bailarino, fizeram a festa de quem preferiu curtir a Lagoa de Iriry. Além de dançar muito, o público ainda pôde manter a forma, com muita diversão.
ORGANIZAÇÃO – Como apoio à Segurança Pública, guardas municipais da Secretaria de Ordem Pública e Controle Urbano, em parceria com a Polícia Militar, estiveram presentes, 24 horas, em locais estratégicos da cidade. Um destaque foi o trabalho dos guardas para manter a ordem no trânsito, coibindo o estacionamento irregular. Por conta de irregularidades, alguns veículos chegaram a ser levados para o depósito público. Este ano também havia mais GMs em cada ponto de fechamento de ruas, o que trouxe mais segurança e ordenamento. Na abordagem aos carros que exageravam no som alto, os guardas contaram com apoio permanente de policiais militares, nas rondas e averiguação das denúncias.
A organização da Secretaria de Saúde também permitiu o atendimento adequado de quem precisou de socorro médico durante os festejos. A base do Resgate montada na Praça Prefeito Cláudio Ribeiro e a ambulância localizada em Costazul foram importantes pontos de apoio estratégico ao serviço de atendimento às vítimas. Segundo o diretor técnico do Pronto-Socorro, o médico Mateus Furtado, a estratégia de emergência funcionou plenamente, mesmo diante do aumento da demanda no período.
FONTE: SECOM – PMRO.