Obras de infraestrutura reduziram efeitos das chuvas em Rio das Ostras
Moradores reconhecem benefícios dos investimentos feitos pela Prefeitura
A região litorânea registra um dos verões mais chuvosos. Em Rio das Ostras, o índice pluviométrico subiu consideravelmente em relação ao mesmo período no ano passado. Apenas no mês de janeiro choveu 360 milímetros. Enquanto cidades vizinhas passaram por situações drásticas, o município de Rio das Ostras teve os efeitos das chuvas minimizados por conta dos investimentos em infraestrutura da Administração Municipal, entre ele as obras do projeto Reviver.
A situação se agravou apenas no último final de semana, mas equipes da Defesa Civil Municipal e Secretaria de Serviços Públicos trabalharam 24 horas para ajudar a escoar as águas e auxiliar moradores necessitados. Não houve desalojados ou desabrigados.
A Prefeitura vem realizando grandes obras de saneamento, drenagem das águas e urbanização em várias áreas da cidade, em especial, em localidades onde os alagamentos eram constantes. OProjeto Reviver, primeira parceria Público-Privada – PPP em Saneamento no país, beneficiou milhares de famílias com mais conforto e qualidade de vida.
Uma delas é a de Jorge José dos Santos, morador de Jardim Miramar há 15 anos. “Aqui era um desespero, um buraco horrível. A obra melhorou a situação em 1000%. Antes, tínhamos que colocar entulho para conseguir sair de casa. O solo era tão encharcado que sequer conseguia cultivar alguns pés de frutas no meu quintal. Depois que a Prefeitura drenou e asfaltou o bairro, consegui fazer um pomar em casa e abrir meu comércio. Nem morrendo quero sair daqui”, declarou Jorge, que é dono de uma papelaria na localidade.
O secretário de Serviços Públicos, Nilton Teixeira, ressalta que sem o Projeto Reviver, os impactos causados pelas chuvas seriam bem maiores, dado, inclusive, o crescimento demográfico das localidades que receberam os investimentos da PPP. De acordo com o IBGE, a população atual de Jardim Miramar, por exemplo, é oito vezes maior em apenas 10 anos. “Os dados mostram que os investimentos da PPP atraíram novos moradores, em busca de mais qualidade de vida e conforto”, destacou o secretário Nilton, afirmando que se a situação anterior se mantivesse, a localidade não receberia tantas pessoas.
Residente na Rua da Cruz, também no Jardim Miramar, Verilândia Landim conta que foi morar na localidade quando as obras da PPP estavam iniciando, em 2007. “Cheguei a ver pessoas tendo que sair para trabalhar e estudar com sacolas amarradas aos sapatos, porque era muita lama. A obra deu outro aspecto e valorizou o bairro”, disse.
Manoel Santana, dono de um bar e restaurante na Rua Maranhão, informa que mora em Cidade Praiana desde 1978. “Antes das obras o bairro tinha muito mato alto, esgoto e lixo. As obras foram importantes para dar mais condições de moradia e qualidade de vida a gente”, opinou.
FONTE:
Secretaria de Comunicação Social
Departamento de Jornalismo