Rio das Ostras se antecipa à chegada da Dengue

Alerta às projeções do governo Federal sobre a Dengue em 2012, a secretaria de Saúde de Rio das Ostras montou um plano de contingência para combater a proliferação do Aedes aegypti, antecipando-se à chegada da doença no município.

O Ministério da Saúde prevê que 2012 seja um ano epidêmico, com mais de 600 mil casos da doença. Por isso, Rio das Ostras sai na frente e já preparou toda equipe da coordenação de Vigilância em Saúde para amenizar o problema na cidade. Já está em prática o Plano de Contingência, que inclui estratégias e orienta o trabalho da prevenção à cura.

A Secretaria de Saúde conta com 195 agentes, atuando diretamente no controle da Dengue durante todo o ano. Com a chegada do Verão o trabalho é intensificado. No primeiro semestre deste ano, foram feitas mais de 235 mil visitas domiciliares. A equipe também realiza ações de educação em saúde nas escolas, associações de moradores e locais públicos.

Na última sexta-feira, dia 23, a coordenadora da Vigilância em Saúde, Andréia Bellei, e o assistente Leônidas Heringer, reuniram todo grupo responsável pelo controle da Dengue no município na Câmara Municipal para apresentação do Plano de Contingência e do Mapa de Risco, que aponta as áreas que precisam de mais atenção no trabalho preventivo. Também estiveram presentes o prefeito Carlos Augusto, e os secretários de Saúde, Sérgio Manhães, e de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, Max Almeida.

Esta é a primeira fase de execução do Plano, que qualifica todas as pessoas envolvidas no trabalho e prioriza as ações preventivas, intensificando visitas aos imóveis, limpeza urbana e orientação aos moradores e turistas.

Numa segunda fase, a estratégia prevê prioridade de atendimento dos casos suspeitos em todas as unidades de saúde, com garantia de resolutividade. De acordo com as necessidades, serão montadas tendas de hidratação no Posto de Saúde de Cidade Praiana, nos Centro de Saúde da Extensão do Bosque e Nova Cidade, e no Posto de Saúde da Família no Praia Âncora, que funcionarão das 8h às 21h, com suporte ambulatorial, inclusive nos fins de semana. No Pronto-Socorro o módulo funcionará 24 horas.

Dados do município – Rio das Ostras teve 3.538 casos de Dengue notificados este ano, dos quais 1.238 foram descartados e 463 em investigação. Dos casos confirmados, 1.720 foram de Dengue clássica e 117 de Dengue com complicações.

FONTE:
Secretaria de Comunicação Social
Departamento de Jornalismo

Please follow and like us:
error0
fb-share-icon20
Tweet 20
fb-share-icon20

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.