Rio das Ostras inaugura novas unidades de saúde
Prefeito Carlos Augusto entrega à comunidade Emergência Pediátrica, Farmácia Municipal e Espaço Mamãe e Bebê
Rio das Ostras teve um dia de festa nesta quinta-feira, dia 15. O prefeito Carlos Augusto entregou à comunidade a Emergência Pediátrica e o Espaço Mamãe e Bebê, no Hospital Municipal, e a nova Farmácia Municipal, na Extensão do Bosque. Estas são as primeiras obras de uma série de investimentos que a Prefeitura Municipal vai fazer na cidade até o final de 2012, num total de mais de R$ 200 milhões.
A primeira inauguração aconteceu no Hospital Municipal de Rio das Ostras que ganhou duas obras de adequação e modernização – a Emergência Pediátrica e o Espaço Mamãe Bebê, que priorizam a humanização no atendimento aos pacientes.
A Emergência ganhou uma recepção exclusiva para os pacientes que aguardam consulta, com decoração temática a fim de amenizar o impacto que as crianças normalmente têm quando entram em hospitais. A unidade também ganhou um posto de coleta ambulatorial exclusivo e totalmente ambientado. No local existem sete leitos, sendo um de isolamento. Equipes de médicos pediatras e enfermagem atuam 24 horas por dia na unidade, onde, em média, são atendidos 200 pacientes, por dia.
O Espaço Mamãe Bebê é o único nestes moldes no serviço público do Brasil. É um local específico para o acolhimento de gestantes e mulheres com urgência de atendimento ginecológico, que, enquanto aguardam para serem atendidas pelo médico especialista, assistirão vídeos do Ministério da Saúde em uma sala climatizada e passarão avaliação prévia, feita por uma enfermeira obstetra, que checa o cartão gestacional, dando orientações sobre gestação, e encaminha a paciente para aferir a pressão arterial, antes de ir para a consulta. Cerca de 900 atendimentos em obstetrícia e ginecologia são realizados, por mês, no Hospital Municipal.
O prefeito Carlos Augusto fez questão de ressaltar a importância dos profissionais que trabalham na saúde de Rio das Ostras, e atribuiu aos servidores a responsabilidade pelo sucesso da cidade. “As obras físicas são importantes, mas se não fosse o comprometimento e a dedicação dos servidores, Rio das Ostras não era essa cidade reconhecida em todo Brasil. A saúde do município é uma referência e só chegamos a isso por causa do corpo de funcionários que não mede esforços para manter a qualidade no atendimento”, reconheceu.
Rutiele dos Santos Silva, 19 anos, foi uma das primeiras pacientes a usufruir do conforto do Espaço Mamãe Bebê. Ele está à espera de Lívia, sua segunda filha, foi recebida pela enfermagem e aguardava o resultado da ultrasson que fez também no Hospital Municipal. “Os médicos são muito atenciosos e é muito melhor ser atendida num lugar especial só para mulheres, principalmente gestantes”, disse.
Sérgio Manhães, secretário municipal de Saúde, fez uma retrospectiva dos seis anos de gestão e lembrou do desenvolvimento promovido pela equipe da secretaria. “Trabalhamos pela valorização da vida e em seis anos revolucionamos a saúde de Rio das Ostras, que tinha como meta inicial a atenção básica e hoje assume, com excelência, a alta complexidade. Unimos ciência, tecnologia e humanização e fazemos um trabalho que tenho muito orgulho de conduzir”, declarou.
O presidente da Câmara Municipal, vereador Carlos Afonso, falou sobre o momento da saúde do município. “Este é um marco para a saúde de Rio das Ostras e de um governo que pensa no ser humano”.
Farmácia Municipal – O prefeito Carlos Augusto inaugurou também nesta quinta-feira a Farmácia Municipal. O novo prédio, que fica na rua Rio Grande do Sul, em frente ao prédio do Instituto de Previdência, conta com recepção climatizada e com cadeiras, cinco guichês de entrega de medicamentos e duas salas para assistência farmacêutica individualizada.
A Farmácia Municipal atende cerca de 500 usuários por dia e tem em sua grade 260 medicamentos para atenção básica, além de diversos remédios para atendimento especializado.
Um dos momentos mais emocionantes da inauguração foi o depoimento do morador Roberto Ramalho de Oliveira, que quebrou o protocolo e pediu a palavra para fazer um elogio público ao atendimento da saúde de Rio das Ostras. “Quero agradecer pela minha vida, a Unidade de Dor Toráxica me salvou, quando cheguei quase morto no Pronto-Socorro Municipal”, relatou emocionado.
Pacote de Obras para 2012 – Além destas unidades, a saúde receberá grandes investimento em 2012. O prefeito anunciou a construção de três pontos de saúde, um novo pronto-socorro e obras de saneamento em toda cidade.
Presenças – Também estiveram presentes às inaugurações os vereadores Orlando Neto, Robson Gomes, Ademir Andrade e Luiz Roberto da Silva, Dr. Lucas Rodrigues, diretor geral do Hospital Municipal, Adriana Lima, responsável pela Farmácia Municipal, servidores da secretaria de saúde, secretários municipais, representantes da sociedade organizada e comunidade.
FONTE:
Departamento de Jornalismo
Secretaria de Comunicação Social