Prefeitura de Rio das Ostras intensifica limpeza de canais do município

Apoio da população em evitar jogar lixo nos locais é fundamental para coibir alagamentos

O verão se aproxima e com ele, as chuvas. Por isso, a Prefeitura de Rio das Ostras, por meio da Secretaria de Serviços Públicos, está intensificando a limpezas de rios e canais que passam pelo município. O objetivo é remover o excesso de gigoga, vegetação natural dos locais. Entretanto, muito lixo descartado indevidamente também é retirado, embora a Administração Pública disponha de um serviço gratuito de coleta de materiais inservíveis.

Em 2010, cerca de uma tonelada de material (pneus, entulho, galhos, capim, barro, restos de mobília, entre outros) foi retirada dos locais. “O descarte indevido desse tipo de lixo nos canais é um dos principais motivos que dificultam o fluxo de água e ocasionam enchentes, mesmo sendo o trabalho de limpeza executado ao longo de todo o ano”, explica o secretário de Serviços Públicos, Nilton Teixeira.

O secretário de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, Max Almeida, lembra que a Prefeitura possui um sistema eficiente de coleta de entulho, galhadas e objetos de grande porte, como móveis velhos. Por meio do telefone 2771-6420 ou 2771-6421, a população pode agendar o recolhimento gratuito desses materiais. “É muito importante que as pessoas deem a destinação correta ao que não serve mais, já que estamos entrando em um período de chuvas e o lixo descartado indevidamente obstrui o fluxo da água, provocando alagamentos, principalmente nas localidades no entorno dos canais”, alertou o secretário.

NOVIDADE – A Secretaria de Serviços Públicos está utilizando um novo equipamento para a limpeza efetiva do Canal das Corujas, em Nova Cidade. Com o auxílio de uma escavadeira hidráulica, o lixo, que antes era removido manualmente, está sendo retirado e levado para o aterro sanitário. 

FONTE:
Secretaria de Comunicação Social
Departamento de Jornalismo

Please follow and like us:
error0
fb-share-icon20
Tweet 20
fb-share-icon20

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.