Royalties tornam Rio das Ostras melhor cidade do interior em qualidade de vida

Pelos investimentos em saúde, educação e geração de emprego Firjan elege cidade entre três melhores do Estado

Nos últimos anos, Rio das Ostras tem se consolidado como exemplo na aplicação de receitas, mesmo diante do desafio da grande crescimento populacional da cidade.  Esta semana, o município ganhou destaque por seu desempenho no Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal – IFDM, que aponta Rio das Ostras como o melhor município do interior do Estado em qualidade de vida, considerando desenvolvimento em emprego e renda, educação e saúde.

Os recursos de royalties contribuíram para esse êxito, como mostram outros reconhecimentos que a cidade recebeu nos últimos anos. Os índices e premiações oferecidos por entidades de referência nacional reconhecem as melhorias em várias áreas.

“A exploração do petróleo na região nos trouxe o desafio de atender a uma população que aumenta a cada dia e, de outro lado, viabilizou a implantação de projetos e serviços que hoje servem de modelo para o Brasil. Por isso, não é justo que a população de Rio das Ostras perca essa receita e veja ameaçados todos esses avanços”, disse o prefeito Carlos Augusto, referindo-se ao risco da redivisão nacional dos royalties, que trará perdas de R$ 300 milhões à cidade.

Mônica Maciel concilia a carreira jurídica com a de comerciante na cidade. Para ela, os investimentos da Prefeitura, com ajuda dos royalties, são evidentes.  “Os eventos realizados pelo Poder Público são importantes para movimentar o comércio, que só era aquecido na alta temporada. Agora, temos procura o todo tempo”. Ela avalia que a Prefeitura tem feito bastante também pela Educação.  “Percebo que a qualidade do ensino é uma prioridade do governo”, declara.

PRÊMIOS – Na educação, a cidade passou do 24º, em 2005, para o 3º lugar no Índice de Educação Básica no Estado – Ideb e também registrou ótimo desempenho no Enem – Exame Nacional do Ensino Médio, ficando acima das médias do Estado e do Brasil. Com ajuda dos royalties, a Prefeitura mantém 42 unidades escolares e 22 mil alunos, da Educação Infantil ao Ensino Médio. E mais três novas escolas estão sendo construídas para atender à demanda crescente.

A correta utilização dos royalties também rendeu ao prefeito Carlos Augusto o prêmio Prefeito Empreendedor, oferecido pelo Sebrae. Reconhecendo o trabalho da Administração Municipal, a Confederação Nacional dos Municípios concedeu a cidade o Premio de Índice de Responsabilidade Fiscal, Social e de Gestão, em 2007.

Na Saúde, a Administração equipou o Hospital Municipal com aparelhos de última geração para diagnóstico e tratamento, e ainda criou um Centro de Terapia Intensiva – CTI. Também foi criada uma Unidade de Dor Torácica – UDT, a única do Interior do Rio, para atendimento a pacientes sob risco de infarto.

Morador da cidade há cinco anos, Eduardo Thuller nota o crescimento na infraestrutura e na prestação dos serviços públicos em Rio das Ostras. “Vim morar com meu irmão para fazer faculdade. Neste período, vi a transformação que a cidade teve. Uma das coisas que mais me surpreendeu foram os investimentos na educação e na saúde. Sempre que precisei do posto de saúde recebi bom atendimento. A cidade está de parabéns”, declarou.

INDICE FIRJAN – As análises da Firjan mostram que Rio das Ostras segue um crescimento contínuo. Atualmente, a cidade está entre as três melhores do Estado, atrás apenas do Capital e de Niterói. Segundo a Federação, o município conquistou alto índice de desenvolvimento. Na área de emprego e renda, por exemplo, passou do índice de 0,5181 para 0,8446, um aumento de 63% nos últimos anos.

FONTE:
Secretaria de Comunicação Social
Departamento de Jornalismo

Please follow and like us:
error0
fb-share-icon20
Tweet 20
fb-share-icon20

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.