Rio das Ostras realiza I Conferência Municipal de Transparência e Controle Social
Objetivo é discutir ações no acompanhamento e controle da gestão pública
A Prefeitura de Rio das Ostras, por meio da Secretaria de Planejamento, promove, nos próximos dias 4 e 5 de novembro, a I Conferência de Transparência e Controle Social que tem como objetivo debater e propor ações da sociedade civil no acompanhamento e controle da gestão pública e o fortalecimento da interação entre sociedade e governo. A abertura será no dia 4, na Câmara de Vereadores, a partir das 18h. No dia 5, a conferência continua na Escola Municipal Maria Teixeira a partir das 8h.
O evento conta com a orientação da Controladoria Geral da União e terá como tema “A sociedade no acompanhamento e controle da gestão pública”. Os grupos de trabalho serão divididos em quatro temas: “Promoção da transparência pública e acesso à informação e dados públicos”, “Mecanismos de controle social, engajamento e capacitação da sociedade para o controle da gestão pública”, “A atuação dos conselhos de políticas públicas como instâncias de controle” e “Diretrizes para a prevenção e o combate à corrupção”.
A Conferência também vai servir para promover, incentivar e divulgar o debate e o desenvolvimento de novas idéias e conceitos sobre a participação social no acompanhamento e controle da gestão pública, além de propor mecanismos de transparência e acesso a informações e dados públicos a ser implementados pelos órgãos e entidades públicas, fomentando o uso dessas informações e dados pela sociedade.
De acordo com a secretária de Planejamento, Rosemarie Teixeira, Rio das Ostras mais uma vez sai na frente nas questões relativas a transparência. “Rio das Ostras é um case de sucesso e será citado como bom exemplo de transparência com os recursos públicos com as ações como os fóruns, o jornal oficial e o site”, declarou a secretária, lembrando que os grupos de trabalho poderão propor medidas de prevenção e combate à corrupção que envolva o trabalho de governos, empresas e sociedade civil e ações de capacitação e qualificação da sociedade para o acompanhamento e controle da gestão pública, que utilizem, inclusive, ferramentas e tecnologias de informação.
FONTE:
Departamento de Jornalismo
Secretaria de Comunicação Social