Rio das Ostras comemora um ano de resultados positivos para a saúde de idosos
Exercícios para estimular a memória e diminuir o uso de medicamentos é uma das principais atividades oferecidas no Programa direcionado à terceira idade
Uma nova perspectiva para as pessoas da terceira idade de Rio das Ostras surgiu há um ano, com a criação do Programa de Saúde do Idoso. O objetivo é proporcionar o envelhecimento ativo, preconizado pela Organização Mundial de Saúde, bem como a manutenção da vida social, a boa aceitação da velhice e a prevenção de doenças por meio de exercícios de cognição e oficinas de memória. Para tanto, a Secretaria Municipal de Saúde desenvolve uma série de atividades com 140 participantes nos núcleos do Posto de Saúde da Família da localidade Âncora e em Cidade Praiana.
O foco é atender pessoas a partir de 60 anos, embora outras, por apresentar alguma necessidade, já participem. É o caso de Maria Helena Ribeiro, de 56 anos. Mesmo sem ter com quem deixar os netos, participa de todos os encontros, levando os gêmeos Daniel e Miguel. “Estou em Rio das Ostras há sete anos e, com minha família, aproveito tudo o que a Prefeitura oferece, pois viemos de uma cidade onde para participar de qualquer atividade tínhamos que pagar.
Como Maria, outros moradores participam de encontros semanais com uma equipe formada por médicos especialistas em geriatria, fisioterapeutas, nutricionista e técnico de enfermagem.
Antes de iniciar as atividades do dia, os participantes têm a pressão arterial aferida. Em seguida, são orientados pela equipe a interagir por meio de exercícios leves, dinâmicas de grupo, por relatos de autobiografia e pela terapia coletiva.
Marlene Rezende, com a companhia da tia, Abigail Martins, se animou em entrar no programa logo que foi lançado, no dia 1 de setembro do ano passado. “Antes eu era muito tímida e pouco ativa; hoje percebo que ao participar do grupo, reverti a situação”, revela Marlene. Já Abigail conta que sempre gostou de interagir e que o Programa de Saúde do Idoso possibilitou essa facilidade que tem de “querer sempre fazer amizades”. “Conto os dias e as horas para chegar logo cada encontro”, declara a senhora de 74 anos.
A geriatra e coordenadora do Programa de Saúde do Idoso, Jane Teixeira, avalia os resultados da participação das pessoas no grupo. “A autoestima, a facilidade de interação, o exercício das práticas de cidadania, o abandono da dependência de remédios para estimular o sono e, sobretudo, a inclusão social são os principais resultados e mudanças que percebemos nessas participantes”, informa.
Os idosos contam ainda com atendimento no ambulatório de geriatria clínica, que é oferecido ainda para toda a população da terceira idade.
A novidade é que o Programa de Saúde do Idoso vai passar a oferecer exames específicos orientados pelo Ministério da Saúde, como aqueles que auxiliam a prevenção de doenças como, por exemplo, o Alzeimer.
O aposentado João Soares, morador do Loteamento Cláudio Ribeiro, diz que se sente com muito mais disposição depois que passou a fazer exercícios de baixo impacto durante as reuniões do programa. “Sem contar que a equipe é nota 10!”, ressalta.
FONTE:
Secretaria de Comunicação Social
Departamento de Jornalismo