Rio das Ostras promove Dia de Combate à Hipertensão

A Secretaria de Saúde de Rio das Ostras promove na próxima sexta-feira, dia 12, o Dia de Combate à Hipertensão.

A partir de 8h, em todas as unidades de saúde e em diferentes pontos da cidade equipes de saúde vão orientar a população sobre os problemas relacionados à pressão alta e formas de prevenção da doença.

Tendas serão montadas na Praça José Pereira Câmara e em frente a Casa & Video, no Centro, e na Praça Gilson Zarour, no bairro Liberdade, como forma de sensibilizar as pessoas que transitam na cidade. Os profissionais de saúde farão um trabalho de informação, educação, identificação e diagnóstico de pessoas com hipertensão arterial.

As equipes vão aferir a pressão arterial das pessoas, desde crianças até adultos. Vão ainda fazer medição da circunferência abdominal e cálculo do índice de massa corporal (IMC).

O objetivo da Secretaria de Saúde é, uma vez identificado o paciente com pressão alta, encaminhá-lo às unidades de saúde para acompanhamento. É possível que a pessoa possa estar com a pressão fora da normalidade por questões pontuais, como estresse ou outros problemas metabólicos. Ainda assim, é importante que o caso seja investigado em uma consulta de saúde.

“Todas as pessoas com pressão alta vão receber um cartão com os dados registrados e serão encaminhadas para a unidade de saúde mais próxima para acompanhamento. Caso haja o dignóstico de hipertensão, o paciente passa a fazer parte do Programa”, explicou Paulo Apolônio, coordenador do Programa Municipal de Saúde Hiperdia – de combate à Hipertensão e Diabetes.

CRIANÇAS E JOVENS – O coordenador do Programa destaca que as equipes estarão com aparelhos de aferição pediátricos para atendimento às crianças. Os jovens também estão no foco da campanha. “Com as mudanças no estilo de vida e aumento do sedentarismo, a cada dia surgem mais crianças e jovens hipertensos e diabéticos”, completa o coordenador. Ele alerta ainda para a relação da hipertensão com as doenças cardiovasculares, principal causa de morte no País.

FONTE:
Secretaria de Comunicação Social
Departamento de Jornalismo

Please follow and like us:
error0
fb-share-icon20
Tweet 20
fb-share-icon20

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.