Rio das Ostras recebe Tour do Rio neste fim de semana
Além da prova ciclística, município contará com atividades gratuitas para comunidade
Rio das Ostras vai ser a última parada dos competidores da maior prova internacional de ciclismo de estrada da América Latina – Tour do Rio. Mais de 140 ciclistas chegarão a Rio das Ostras no sábado, dia 30, por volta das 11h30, na Lagoa de Iriry, para a última parada antes de voltar ao Rio de Janeiro, de onde partiram na quarta-feira, dia 27.
Os atletas vão pedalar, ao todo, 813km num cenário de montanhas, praias e reservas naturais, passando por Angra dos Reis, Volta Redonda, Três Rios, Teresópolis e Rio das Ostras até voltar a capital fluminense. Nesta segunda edição, a organização vai distribuir a maior premiação por modalidade – R$ 200 mil – e os atletas também estão disputando a classificação para a seleção do País nos Jogos Olímpicos de Londres 2012.
O Tour do Rio é uma competição de ciclismo que contará com 11 equipes nacionais e oito internacionais, duas a mais do que em 2010. Os atletas ficarão até domingo, dia 31, em Rio das Ostras, e a partida também acontecerá da Lagoa de Iriry, por volta das 7h.
PARTICIPAÇÃO DA COMUNIDADE – Enquanto os ciclistas pedalam, muita coisa acontece na cidade. Dentro do pacote ‘Educação, Saúde e Sustentabilidade’ da competição estão várias iniciativas, entre elas, o Adeus Rodinhas, que antecede a passagem dos atletas e vai acontecer na Lagoa de Iriry, na manhã de sábado, dia 30, a partir das 9h. É uma brincadeira de criança, com objetivo de gente grande: despertar na meninada a importância do uso da bicicleta como meio de transporte e ensinar as regras para pedalar.
Professores de educação física e voluntários estarão orientando as crianças gratuitamente. A organização tem bicicletas à disposição, mas quem quiser pode levar a sua.
Outras ações de educação no trânsito também acontecerão. Cartilhas educativas serão distribuídas ao público e também serão realizados workshops. Outro foco do Tour do Rio é o meio ambiente: 200 árvores frutíferas serão plantadas na capital e em cada município onde a prova passará, para neutralização do carbono emitido pela competição.
FONTE:
Secretaria de Comunicação Social
Departamento de Jornalismo