Rio das Ostras sedia encontro estadual de fortalecimento do conselho escolar

Representantes de 10 municípios se reuniram na cidade

O Grupo Articulador do Fortalecimento do Conselho Escolar no Estado do Rio de Janeiro realizou reunião preparatória para o encontro nacional, que será em setembro, no auditório da Secretaria de Educação de Rio das Ostras. Participaram representantes do município e também do Rio de Janeiro, Duque de Caxias, Belford Roxo, Nilópolis, Mesquita, Itaboraí, Nova Friburgo, Cabo Frio e Macaé.

“Considero o conselho escolar um dos mais importantes projetos de política pública educacional. Achamos fundamental a atuação dos pais na gestão das escolas, com suas sugestões e opiniões. Por isso a participação de nossa cidade junto ao grupo, possibilitando uma troca de experiências, tem sido fundamental”, explicou a secretária de Educação, Maria Lina Paixão.

Apesar de não fazer parte oficialmente do Grupo Articulador do Fortalecimento do Conselho Escolar no Estado do Rio de Janeiro, por ainda não ter 150 mil habitantes, Rio das Ostras participa das reuniões como ouvinte desde janeiro deste ano. No dia 29 de julho haverá uma reunião com os diretores das escolas na qual será apresentada a proposta de implantação dos conselhos.

O conselho escolar é constituído por representantes de pais, estudantes, professores, demais funcionários, membros da comunidade local e o diretor da unidade de ensino. Com funções deliberativas, consultivas, fiscais e mobilizadoras, os conselhos devem zelar pela manutenção e garantir a gestão democrática nas escolas públicas.

FONTE:
Departamento de Jornalismo
Secretaria de Comunicação Social

Please follow and like us:
error0
fb-share-icon20
Tweet 20
fb-share-icon20

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.