Rio das Ostras Jazz & Blues Festival supera expectativa de público
Mais de 120 mil pessoas passaram pelos quatro palcos e curtiram mais de 60 horas de boa música
A nona edição do Rio das Ostras Jazz & Blues Festival superou a expectativa de público e agradou turistas, moradores e comerciantes. Mais de 120 mil pessoas assistiram as 29 apresentações e mais de 60 horas de jazz e blues, nas mais belas paisagens da cidade.
O tempo ajudou e os palcos pareceram pequenos para a qualidade musical que esta edição trouxe a Rio das Ostras. No balanço geral do evento, a cidade recebeu turistas de vários estados e até de fora do país.
Esta edição do Rio das Ostras Jazz & Blues Festival registrou cenas memoráveis como a apresentação do pianista cubano Roberto Fonseca na noite de sábado, que conseguiu colocar mais de 15 mil pessoas em profundo silêncio com sua música, e as lágrimas do bluesman Bryan Lee no último show da Lagoa de Iriry.
A professora Bárbara Hale, moradora de Washington/EUA, se motivou a conhecer o Brasil por conta do Festival de Jazz, em especial pelo artista Bryan Lee. Ela conta que acompanha a agenda do músico e quando viu que ele se apresentaria em Rio das Ostras, se organizou para vir assistir o show e no município. “Estou adorando o Festival e a cidade. Quero conhecer as praias e todos os outros atrativos”, disse.
O crescimento do Rio das Ostras Jazz & Blues Festival é visível. E os investidores ficaram satisfeitos com os resultados, e ressaltaram que o retorno é imediato.
Mariana Várzea, da Secretaria Estadual de Cultura, que é patrocinadora do evento, veio à cidade para o Festival, representando a secretária Adriana Rattes, e se surpreendeu com o que viu. “O Festival de Jazz e Blues de Rio das Ostras é completo, envolve toda a cidade porque é gratuito, movimenta a cadeia produtiva do município e promove a cultura e o desenvolvimento social. É um exemplo de parceria bem sucedida entre poder público e iniciativa privada e o resultado é esse evento de alta qualidade”, afirmou Mariana Várzea.
A empresa V&M do Brasil patrocina o evento desde 2007 e afirma que essa parceria com a Prefeitura ainda vai continuar por muito tempo. Em coro, o gerente da planta de serviços Antonio Donizette, o coordenador da Base logística Luiz Mário Moliterno e Cássia Cristina, assessora de comunicação da área de projetos culturais da empresa, afirmam que o Festival é o maior evento de Rio das Ostras e que é uma oportunidade de levar cultura a milhares de pessoas. “O Festival evoluiu muito. Quem acompanhou seu início e hoje vê aqui essa multidão de pessoas percebe que é outro festival. O evento ganhou uma dimensão enorme e estamos muito satisfeitos de poder contribuir para isso”, disse Moliterno.
“A projeção da empresa é fantástica e o retorno que obtemos é nítido, o que contribui ainda para aproximar a empresa da comunidade na qual ela está inserida”, completou Donizette.
Rio das Ostras já pode ser considerada a Cidade do Jazz & Blues. O gerente de comunicação da Petrobras Bacia de Campos, Lincoln Weinhardt, elogiou o evento pela sua representatividade na região.
“O Festival de Jazz e Blues diferencia Rio das Ostras dos outros municípios da região. É de alto nível, completamente gratuito e vejo que os moradores da cidade têm muito orgulho desse evento”, disse o gerente da Petrobras.
FONTE:
Secretaria de Comunicação Social
Departamento de Jornalismo