Sábado é dia de vacinação contra pólio e sarampo em Rio das Ostras
A dose anti-pólio se destina às crianças de 0 a 5 anos e a vacina contra o sarampo, à faixa de 1 a 7 anos
Sábado, dia 18 de junho, é dia de vacinação em Rio das Ostras, de 8h às 17h, em todos os postos de saúde. Seguindo o calendário da campanha nacional, o município promove a primeira etapa da vacinação contra a poliomielite (paralisia infantil), para crianças até 5 anos incompletos. Neste mesmo dia, as crianças de 1 a 7 anos vão receber também uma dose extra contra o sarampo. É necessário levar a caderneta de vacinação.
Além dos postos de saúde, também serão pontos de imunização as escolas municipais Prefeito Paulo Pinheiro, em Nova Cidade, e Alberto Jorge, no Reduto da Paz. Haverá ainda duas unidades volantes, localizadas em Cantagalo e no Palmital.
SARAMPO – Este ano, a campanha nacional de vacinação contra a pólio terá uma novidade. Nesta primeira etapa, além das duas gotinhas contra a paralisia infantil, alguns estados, incluindo o Rio de Janeiro, vão vacinar crianças contra sarampo. Todas as crianças entre 1 e 7 anos incompletos devem se vacinar contra a doença – mesmo que já tenham sido imunizadas antes.
Segundo a chefe da divisão de imunização da Secretaria de Saúde de Rio das Ostras, Louise Andrade, o Governo Federal optou por incluir a vacinação contra sarampo na campanha devido ao surgimento de novos casos da doença no País. “Como o Brasil recebe muitos turistas está propenso a casos importados de outros países, especialmente da Europa”, explicou a especialista.
Os menores de 7 anos vão receber a vacina tríplice viral, que, além de sarampo, protege a criança contra caxumba e rubéola. A aplicação da tríplice viral continua até 22 de julho, nos postos de saúde.
A Secretaria de Saúde de Rio das Ostras espera vacinar cerca de 7.550 crianças contra a pólio e mais de 9.000, contra o sarampo.
FONTE:
Departamento de Jornalismo
Secretaria de Comunicação Social