Secretário Estadual destaca apoio da Prefeitura para trazer UPA para Rio das Ostras
Prefeito Carlos Augusto confirmou a doação do terreno e anunciou mais obras em parceria com o Governo do Estado
Atendendo à solicitação do prefeito Carlos Augusto ao governador Sérgio Cabral, o secretário Estadual de Saúde, Sérgio Côrtes, esteve nesta segunda-feira, 30, em Rio das Ostras, para escolher o local de construção da UPA 24 horas- Unidade de Pronto Atendimento, que deve começar a funcionar em dezembro deste ano. Em reunião com o prefeito, Sérgio Côrtes destacou a importância da parceria com a Prefeitura para a instalação da Unidade: “A parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura é estratégica para a criação da UPA e temos encontrado todo apoio do prefeito Carlos Augusto para que isso aconteça”, completou o secretário estadual.
O prefeito Carlos Augusto confirmou a doação do terreno e levou o secretário Estadual de Saúde para conhecer as áreas onde a unidade poderia ser instalada. Foi escolhido um terreno no início da estrada da Califórnia, no Village Rio das Ostras.
“Estamos oferecendo todo o apoio ao Governo do Estado, doando o terreno e trabalhando para que a UPA comece a funcionar ainda este ano”, disse o prefeito Carlos Augusto.
A área escolhida para a UPA tem 2.200 m2 e fica entre as localidades de grande crescimento populacional. “A localização do terreno é estratégica porque fica próximo a áreas bem populosas da cidade, como Âncora, Jardim Mariléa e ainda está no caminho para Cantagalo, atendendo à área rural”, opinou o prefeito.
O secretário municipal de Saúde, Sérgio Manhães, esteve presente ao encontro e elogiou a parceria entre Prefeitura e Estado. “A UPA será importante para reduzir os atendimentos no Pronto-Socorro e vem se somar a nossa rede municipal, que conta com atendimento de alta tecnologia, como a Unidade de Dor Torácica”.
O deputado estadual Alcebíades Sabino dos Santos, que também havia indicado a instalação da unidade no município, acompanhou o secretário Sérgio Côrtes na visita.
UPA – A UPA 24 horas de Rio das Ostras será uma unidade do tipo III com 1580 m2 de área construída, preparada para atender a 500 pacientes por dia. A Unidade contará com quatro leitos de UTI, 10 leitos de observação para adultos e quatro, para crianças, dois quartos de isolamento, além de aparelhos de raio-x, eletrocardiograma e laboratório de análises clínicas. As instalações devem estar prontas em outubro e a UPA deverá estar toda equipada para inauguração em dezembro deste ano no Município.
Com o pronto-atendimento, a UPA vai reduzir a crescente demanda do Pronto-Socorro, que passou de 350 atendimentos por dia, em fevereiro, para a média atual de quase 700.
EDUCAÇÃO E SAÚDE – A área vai abrigar, além da UPA, outra obra construída em parceria entre Prefeitura e o Governo do Estado, uma escola técnica. A construção da escola também atende a uma antiga reivindicação da Administração Municipal e da população riostrense.
Durante o encontro, o secretário Sérgio Côrtes conheceu ainda o projeto das obras do novo Quartel de Bombeiros de Rio das Ostras, que também será construído pela Prefeitura em terreno doado pelo Município, assim como a sede da 3ª Cia e do 32º Batalhão da Polícia Militar no Município.
PRESENÇAS – Participaram da visita técnica também o vice-prefeito, Wilton Broder, o presidente da Câmara Municipal, Carlos Afonso, os vereadores Orlando Ferreira Neto, Robson Carlos Gomes, Ademir de Andrade, Alberto Moreira Jorge, Rosenildo Viana e Luiz Roberto Gomes, além do prefeito de Casimiro de Abreu, Antônio Marcos.
FONTE:
Departamento de Jornalismo
Secretaria de Comunicação Social