Alunos de Rio das Ostras ficam acima da média nacional na “Provinha Brasil”
Avaliação mediu o nível de alfabetização dos estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental
Pelo terceiro ano consecutivo, Rio das Ostras participou da “Provinha Brasil”, uma iniciativa do governo federal para avaliar o nível de alfabetização dos alunos da rede pública de ensino. No município, 88% dos estudantes matriculados no 2º ano do Ensino Fundamental fizeram a avaliação. A média das 24 escolas participantes foi 7,6, acima da média nacional estimada pelo MEC.
“A Provinha Brasil não é uma avaliação obrigatória, mas por adesão, e temos participado nos últimos anos por considerarmos importante fazer um diagnóstico da rede municipal e traçar estratégias para uma melhoria continuada”, afirma Edilane Carvalho, diretora da Casa da Educação.
Responsável pela coordenação pedagógica dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, a Casa da Educação promoveu a aplicação da Provinha Brasil por intermédio de uma equipe integrada por Aline Bastos, Angélica Batista, Margareth Quintino e Maria de Fátima Fernandes.
Resultados – A Escola Municipal José Luiz de Lemos teve a melhor média na Provinha, com 9,2, seguida pelas escolas Trindade e Henrique Sarzedas, localizadas na zona rural da cidade, ambas com 8,9, e Francisco de Assis Medeiros Rangel e Alberto Jorge, com 8,5.
“Alcançamos esse resultado graças ao comprometimento e força de vontade de toda a equipe. Temos tentado integrar cada vez mais a escola à comunidade rural, a qual ela pertence, e isso traz frutos”, afirma Aparecida Verdan, diretora da Escola Municipal Trindade, localizada em Cantagalo.
FONTE:
Departamento de Jornalismo
Secretaria de Comunicação Social