Educadores de Rio das Ostras recebem qualificação permanente
Cursos e palestras atualizavam professores e coordenadores pedagógicos que atuam na rede municipal de ensino
Oferecer a qualificação permanente dos educadores da rede municipal é uma das prioridades da Prefeitura de Rio das Ostras. Um grupo de 78 profissionais da Secretaria de Educação está participando do Programa de Formação Continuada a Distância nas Ações do FNDE – Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, do governo federal.
No lançamento do programa, realizado entre os dias 9 e 10, no auditório da Secretaria de Educação, a tutora Márcia Alves falou sobre o módulo inicial – Competências Básicas e as tutoras Ana Maria Gomes e Andrea Rezende apresentaram a plataforma da Internet que será utilizada para recebimento do material didático e envio dos trabalhos.
“O Núcleo de Tecnologia Municipal – NTM disponibilizou horários para os participantes postarem suas atividades e para tirarem suas dúvidas, uma vez que muitas das ferramentas utilizadas na plataforma não são conhecidas por todos”, explica Andrea.
Voltado para a capacitação de profissionais de ensino, técnicos e gestores públicos municipais e estaduais, representantes da comunidade escolar e da sociedade organizada, o programa é uma formação continuada à distância. O objetivo do curso é contribuir para o fortalecimento da atuação dos agentes envolvidos com execução, monitoramento, avaliação, prestação de contas e controle social dos programas e ações educacionais financiados pelo FNDE.
Palestra – Um grupo de 10 coordenadores pedagógicos da rede municipal participou de uma qualificação promovida em Rio das Ostras pelo Mind Group – Comunidade Internacional de Cooperação na Educação. A gestora de relacionamento da organização, Fátima Lima, apresentou o Mind Group, presente em mais de 30 países e voltada para as lideranças educacionais. Os profissionais de Rio das Ostras assistiram a uma palestra com Áquila Nogueira, gestor pedagógico, que falou do desenvolvimento do raciocínio por intermédio dos jogos.
FONTE:
Secretaria de Comunicação Social
Departamento de Jornalismo