Ciclistas de várias cidades se reúnem em Rio das Ostras
Objetivo foi participar da prova Audax, pedalando 400 quilômetros
Fôlego, resistência física e espírito aventureiro. Essas são algumas das qualidades os 43 ciclistas que pedalaram, no final de semana, 400 quilômetros da prova Audax. A largada aconteceu na praia de Costazul, no sábado, dia 14. Dali os atletas partiram em direção ao farol de São Tomé, em Campos, de onde retornaram no domingo, dia 15. Postos de controle foram instalados no percurso para que os ciclistas pudessem descansar.
O Audax é uma prova de regularidade, em que as pedaladas são de15 km por hora e máximo de 30 km. Nessa etapa, os participantes tiveram que percorrer 400 quilômetros para treinar para a última prova, a de 600 quilômetros, que acontece entre os dias 25 e 27 de junho, também em Rio das Ostras.
Os ciclistas, além de pedalarem por gosto ao esporte, têm a finalidade de conseguir o “brevet”, que é uma chancela para a participação na grande prova de ciclismo que será realizada na França, a Paris – Brest – Paris.
José Roberto Lima, de 62 anos, veio de Niterói para percorrer os 400 quilômetros, de Rio das Ostras a Campos. Ele conta que já participou de provas de 200 a 600 quilômetros, em Brasília, onde conquistou o brevet. “Hoje estou aqui para treinar e motivar os amigos, pois o meu brevet já está garantido para a prova Paris – Brest – Paris”, diz.
Ana Lúcia Moares, única mulher do grupo de 43 ciclistas, conta que conseguiu cumprir os 400 km da prova. “Desde 2007 participo do Audax. Sempre percorria as provas de 200 e 300 quilômetros; agora que consegui a de 400, certamente, na próxima edição, vou pedalar a de 600 quilômetros”, frisou.
O comerciante Marcelo Rebelo, de São Paulo, foi outro que participou da prova. Ele pretende voltar a Rio das Ostras para conhecer melhor o município. “Esses dias que fiquei em Rio das Ostras me fizeram querer voltar. Adorei a cidade”, declarou o ciclista que também participou do Audax.
FONTE:
Departamento de Jornalismo
Secretaria de Comunicação Social