Projeto Guarda Comunitária chega ao Âncora e à Cidade Praiana

Localidades terão mais rondas da Guarda Municipal

A Secretaria de Ordem Pública e Controle Urbano de Rio das Ostras continua estendendo gradativamente às localidades o projeto Guarda Comunitária. Nesta terça-feira, dia 30, foi a vez dos moradores do Praia Âncora e Cidade Praiana conhecerem o efetivo que atuará permanentemente nessas áreas. A solenidade de apresentação aconteceu nas escolas municipais Padre José Dilson Dórea e de Cidade Praiana.

O Projeto Guarda Comunitária foi apresentado pelo secretário de Ordem Pública, Coronel Sérgio Pinto, que enalteceu a forte presença dos estudantes, “jovens multiplicadores da ideia”. “Nossa proposta é trabalhar para proporcionar à população mais sensação de segurança”, destacou, complementando que a ação possibilitará a permanência de um guarda fixo em sua respectiva base e dois fazendo rondas no período de 24 horas na área de abrangência das localidades.

Uma novidade destacada pelo secretário é a reforma da base de Cidade Praiana, “conseguida com o empenho e auxílio dos próprios profissionais da Guarda Municipal”.

O secretário explicou ainda que o Projeto vai humanizar mais a relação entre os moradores e a Guarda Municipal. “Nossa intenção é que os moradores conheçam o efetivo e chame cada profissional pelo nome. Dessa maneira se cria a referência e o vínculo”, disse o Coronel Sérgio Pinto.

Durante a apresentação dos guardas municipais que atuarão nessas localidades, o Superintendente de Segurança Patrimonial e Patrulhamento, Carlos Alberto, enalteceu à população presente o comprometimento do efetivo. “Podem ter certeza de que esse grupo é maravilhoso e fará o melhor para que os moradores possam transitar e sentir que existe uma guarda atuante, que protege o município”, finalizou.

ESPORTE E INTEGRAÇÃO – Além da presença da guarda municipal para coibir atos de infração e para ser facilitadora para as demandas da comunidade, o Projeto também contemplará os moradores com oficinas de esporte, já que no efetivo municipal existe um projeto de ensino de artes marciais e educação física. A partir da próxima semana, aulas de jiu-jitsu e educação física serão ministradas a todos os interessados, a partir de seis anos. “É muito gratificante ver que o município cresce cada vez mais e continua abrindo um leque para a prática de esportes. O esporte pode mudar a vida de um praticante, tanto na concentração quanto na saúde física”, declarou Gêneos Vidal, guarda e professor de jiu-jitsu.

Representantes do Instituto Pestalozzi, presentes à solenidade, solicitaram que além das oficinas de esporte, sejam oferecidas oficinas de música com os integrantes da Banda da Guarda Municipal.

Prestigiaram a extensão do projeto Guarda Comunitária o assessor de Indústria e Comércio, Sérgio Azevedo, o presidente do Conselho Comunitário de Segurança, Jorge Maia, a presidente do Conselho de Planejamento e Orçamento Participativo, Sônia Pinto, presidentes de Associações de Moradores e comerciantes.

Lançado no dia 18 de novembro, o projeto Guarda Comunitária já está funcionando nas localidades Enseada das Gaivotas, Praiamar, Mar do Norte e Jardim Mariléa.

FONTE:
Departamento de JornalismoSecretaria de Comunicação Social

Please follow and like us:
error0
fb-share-icon20
Tweet 20
fb-share-icon20

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.