IBGE continua trabalho de pesquisa
IBGE continua trabalho de pesquisa em Rio das Ostras para o Censo 2010
População deve colaborar e receber os recenseadores em domicílio
Os recenseadores do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, que estão trabalhando no Censo 2010, estão tendo dificuldade de realizar a pesquisa nos domicílios riostrenses. O problema enfrentado é que muitas famílias estão alegando que já responderam ao questionário.
De acordo com a assessora de coordenação do IBGE no Censo 2010, Taíza Sawczuk, os recenseadores estão trabalhando em todo o Brasil devidamente identificados com crachá com foto, boné, colete, camisa do Censo 2010 e com computadores portáteis (palm top) para inclusão imediata das informações. “Acredito que, devido ao período eleitoral, as pessoas estejam confundindo o trabalho do Censo com as pesquisas de intenção de voto. É importante que os moradores colaborem com o nosso trabalho para termos um resultado real do número de habitantes no município. Somente aqui em Rio das Ostras contamos com 110 profissionais trabalhando nas ruas”, declarou.
Para o Censo 2010, o IBGE apresenta outras novidades que são o agendamento da visita do pesquisador para as pessoas que trabalham em horário diferenciado e a possibilidade de resposta via internet, onde o morador recebe um código de acesso para responder o questionário em até 10 dias.
Segundo a secretária de Planejamento, Rosemarie Teixeira, a colaboração da população é importante para o trabalho do Censo. “É fundamental sabermos a realidade habitacional do município para podermos definir as prioridades dos investimentos municipais”, disse
Para mais informações, o IBGE dispõe de um telefone para ligação gratuita 0800-7218-181.
FONTE: Departamento de Jornalismo
Secretaria de Comunicação Social