Guarda Municipal intensifica ações de ordenamento
Carros abandonados são rebocados para o depósito público e leiloados
Para evitar transtornos para a população, a Secretaria de Ordem Pública e Controle Urbano intensificou o trabalho para retirar das ruas veículos abandonados. A Guarda Municipal faz rondas diárias no município para localizar carros nesta situação. Cerca de dois veículos são identificados por dia e levados para o depósito público da Prefeitura. Paralelamente, a Divisão de Vigilância Sanitária da Secretaria de Saúde está cuidando para que esses carros não se tornem locais para a proliferação do mosquito da dengue. De 15 em 15 dias agentes fazem vistorias em todo o depósito, aplicando larvicida e colhendo amostras de possíveis focos para análise.
O secretário de Ordem Pública e Controle Urbano, Coronel Sérgio Pinto, explica que geralmente os veículos são abandonados por conta de endividamento com multas.
Somente este ano, a Guarda Municipal rebocou 230 veículos abandonados que estavam provocando riscos de acidente e atrapalhando os pedestres. Em aproximadamente 30 dias, esses carros serão leiloados. A verba arrecadada é para liquidar as dívidas com multas do veículo e o excedente é destinado às diárias do depósito público. Restando alguma quantia, ela é depositada para o proprietário do veículo.
“Antes de ir a leilão, nós tentamos notificar o proprietário para que ele quite as dívidas e a diária do depósito, mas muitos não têm o interesse em recuperar o veículo”, complementou o secretário de Ordem Pública.
Denúncias sobre veículos abandonados podem ser feitas pelo telefone 153.
FONTE:
Secretaria de Comunicação Social
Departamento de Jornalismo