Secretaria de Saúde alerta para a importância da amamentação
Município começa as comemorações pela Semana Mundial da Amamentação
“Vamos aproveitar esse momento, em que o mundo todo se volta para isso, para reforçar a importância da amamentação neste período. Na verdade, incentivamos o aleitamento materno todos os dias”, explica a pediatra Maria Lúcia Vieira, coordenadora do Programa de Saúde da Criança, em Rio das Ostras. “A criança deve ser amamentada exclusivamente com leite materno até os seis meses e até dois anos esse leite deve ser complementado com outros alimentos”, conclui a médica.
Orientações – Na palestra, as puérperas (mulheres que tiveram seus filhos há pouco tempo) ouviram dos especialistas como devem segurar os bebês durante a amamentação, como preparar a mama para o conforto das mães e crianças e os benefícios para o desenvolvimento dos bebês. O leite materno, além de aumentar a imunidade das crianças, contribui para o afeto entre mãe e filho.
“Esse leite tem vitaminas, sais minerais, proteínas, cálcio, ferro…tudo o que é necessário para que a criança cresça saudável. O aleitamento ainda ajuda a mulher a perder o peso adquirido na gravidez”, enfatiza a nutricionista Mônica Almeida, da Secretaria de Saúde.
Carinho – Raquel Sodré, de 29 anos, acaba de ter Ana Júlia e defende a amamentação mais do que um ato de responsabilidade, como uma forma de carinho. “Vale muito a pena. A gente perde noites de sono, mas é uma experiência única, para mãe e para o neném. É muita alegria”, disse Raquel. Ela já é mãe de Mateus, de 3 anos, que foi amamentado até os dois anos.
Programação – Durante o mês de agosto, nas unidades de saúde, vão acontecer palestras e orientações a grupos de mães sobre a amamentação, com distribuição de lanche. As mulheres e familiares devem buscar o posto de saúde mais próximo de suas casas para saber sobre os dias e horários das atividades no local.
FONTE:
Secretaria de Comunicação Social
Departamento de Jornalismo