População está mais consciente sobre a importância do Censo 2010

Apresentação pública reuniu comunidade, representantes do IBGE, vereadores, secretários e prefeito Carlos Augusto

         Consciente dos impactos do aumento populacional nas políticas públicas, a Prefeitura de Rio das Ostras promoveu uma apresentação sobre o Censo 2010 nesta quarta-feira, 28. O objetivo foi esclarecer a comunidade sobre a importância das informações obtidas pelo recenseamento para a definição das prioridades dos investimentos municipais. A população pôde tirar suas dúvidas diretamente com os representantes do governo e do IBGE.

         O prefeito Carlos Augusto ofereceu todo o apoio necessário ao trabalho dos recenseadores. “Nosso município tem o maior aumento populacional do Estado, o que demanda mais professores, médicos, serviços de saúde…Os números reais apresentados pelo Censo vão garantir e agilizar os repasses de verba estaduais e federais que precisamos”, explicou o prefeito. “Os resultados obtidos vão nos ajudar em nosso planejamento estratégico, construindo uma cidade organizada com oportunidades iguais de desenvolvimento para todos”, completou.

         A secretária de Planejamento, Rosemarie Teixeira, mostrou as mudanças do perfil da cidade, que, no último censo, em 2000, registrava 36 mil 419 habitantes e, em 2007, a contagem já apontava cerca de 75 mil moradores. Ela apresentou ao público uma reportagem de TV, na qual o representante do IBGE elogiava o crescimento ordenado de Rio das Ostras, que conseguiu reduzir o índice de áreas subnormais (favelas) de 37%, em 2004, para 3,4%, em 2007 – graças aos investimentos em água, esgoto, infraestrutura e à regularização fundiária.

         Para explicar melhor a importância de receber bem os pesquisadores do IBGE, integrantes do Orçamento Participativo Jovem apresentaram uma divertida peça teatral.

         CENSO 2010 – Taísa Sawczuk, do IBGE, explicou que o recenseamento acontece em todo o Brasil e mostra “o que somos, como vivemos e nossa diversidade cultural; nossas condições de moradia, educação, taxa de migração, trabalho, rendimentos etc”. Esse resultado, segundo ela, vai orientar os investimentos públicos e privados em cada local.

         Serão 110 recenseadores atuando em Rio das Ostras e Taísa espera que o trabalho de pesquisa já tenha sido concluído no final de setembro. “Precisamos manter as portas abertas aos recenseadores”, enfatizou.

         IDENTIFICAÇÃO – Para a segurança dos moradores, os pesquisadores estarão identificados com crachá com foto, boné, colete e camisa do Censo 2010.

Ela lembra que há dois tipos de questionários: o de Informações Básicas, que será respondido por todos, e o de Amostra, mais completo, respondido por 10% dos moradores (escolhidos aleatoriamente).        As informações fornecidas são sigilosas. Alguns dos recenseadores que vão atuar no município também foram apresentados durante o evento.

         NOVIDADES – A cada censo, o IBGE busca aprimorar seu trabalho para ampliar a cobertura da pesquisa e conferir mais confiabilidade e agilidade na obtenção dos dados. Este ano, algumas questões foram acrescentadas à pesquisa, como o tempo gasto no deslocamento de casa ao trabalho e à escola – informações importantes para melhorias no transporte público. Outra novidade é a possibilidade de o morador responder ao censo via Internet; para isso, ele vai receber do recenseador um código de acesso e terá um prazo de 10 dias para resposta. Será possível também agendar a visita do pesquisador, para aqueles que trabalham em horário diferenciado.

         TECNOLOGIA – Este ano, os recenseadores vão levar computadores portáteis (palm top) para inclusão imediata das informações. A nova tecnologia vai permitir que os dados preliminares estejam disponíveis já ao final do levantamento. Segundo Taísa Sawczuk, no último censo, de 2000, as informações coletadas em papel levaram quase 10 anos para serem reunidas e analisadas.

         As visitas às residências começam no dia 1º de agosto, domingo. Para mais informações, o IBGE dispõe de um telefone para ligação gratuita 0800-7218-181.

         PRESENÇAS – Além do prefeito Carlos Augusto e secretários municipais, a apresentação contou com a presença dos vereadores Ademir de Andrade, Luiz Roberto da Silva e Rosenildo Viana e também de representantes da sociedade civil organizada, como associações de moradores e conselhos municipais.

FONTE:
Secretaria de Comunicação Social
Departamento de Jornalismo

Please follow and like us:
error0
fb-share-icon20
Tweet 20
fb-share-icon20

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.