Prefeitura realiza limpeza permanente de canais
Lixo jogado indevidamente interrompe fluxo natural da água e ocasiona enchentes
A Secretaria de Serviços Públicos de Rio das Ostras realiza a limpeza permanente dos canais que passam pelo município. Somente este ano, cerca de 510 toneladas de materiais descartáveis já foram retirados dos trechos que cortam os bairros Liberdade, Nova Cidade, Apicelo, Extensão do Serramar, Serramar, Cidade Praiana, Cidade Beira Mar, Recanto, Jardim Campomar, Nova Aliança e Extensão do Bosque, e levados para o aterro sanitário da Prefeitura. A desobstrução é feita por uma escavadeira hidráulica de longo alcance. Dos canais, são retirados restos de mobília, pneus, entulho, galhos, capim, barro, entre outros materiais, que dificultam o fluxo de água e ocasionam enchentes.
Apesar de a limpeza dos canais ser feita a cada quatro meses, o subsecretário de Serviços Públicos, Tedson Trilha, destaca que é fundamental a cooperação da população. “Pedimos a todos que evitem jogar lixo e materiais descartáveis nos canais. A Prefeitura possui um serviço bem eficiente de coleta, além de disponibilizar um número de discagem gratuita para a prestação de serviços à comunidade”.
Nos próximos dias, serão limpos os canais que cortam os bairros Âncora, Mar do Norte e a localidade Rocha Leão.
Serviços gratuitos – A Secretaria de Serviços Públicos disponibiliza gratuitamente o telefone 0800 888 4000 para que moradores solicitem a limpeza de rios e canais, para manutenção de ruas não pavimentadas, colocação de paralelepípedos soltos, entre outros serviços.
Já a Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca oferece serviço gratuito de recolhimento de entulho, galhadas e objetos de grande porte, como móveis. O morador deve agendar a coleta por meio dos telefones 2760-0252 e 2760-0005.
FONTE: Secretaria de Comunicação Social