Prefeito e governador estão unidos contra a perda de royalties
Reunião acontece hoje, às 15h, no Palácio da Guanabara, com prefeitos da região
O prefeito de Rio das Ostras, Carlos Augusto Balthazar, junto a outros chefes de executivo da região produtora de petróleo da Bacia de Campos participam nesta quarta-feira,3, de uma reunião, às 15h, no Palácio Guanabara, com o governador Sérgio Cabral. Os prefeitos vão pedir apoio do Estado à mobilização das cidades que terão perda 90% da receita de royalties com a aprovação da emenda do deputado Ibsen Pinheiro – que propõe a redivisão dos royalties do petróleo por todos os municípios do Brasil.
Rio das Ostras perderia mais de R$ 230 milhões por ano. “Com apoio do governador Sergio Cabral, estamos unidos para tentar reverter esse quadro, que será de caos para nossa cidade e região – todos os serviços públicos serão afetados, como saúde, educação, além da geração de empregos”, afirmou Carlos Augusto. A emenda será votada no próximo dia 10, na Câmara Federal.
O chefe do executivo de Rio das Ostras e os outros prefeitos integrantes da Ompetro (Organização dos municípios Produtores de Petróleo da Bacia de Campos) vão debater com o governador estratégias conjuntas para enfrentar a situação e mobilizar toda a população das cidades afetadas pela grande perda dessa receita.
Apresentação Pública – O município de Rio das Ostras vai promover na próxima sexta-feira, dia 5, uma apresentação pública, mostrando à comunidade a gravidade do problema das cidades com a perda dos royalties. A apresentação vai reunir todos os prefeitos da região e Rio das Ostras conta com o apoio de toda a sociedade civil organizada para reforçar o movimento.
União – Antes do encontro com o Governo do Estado, Carlos Augusto também participou, na terça-feira, 2 de março,em Macaé, de uma reunião com os prefeitos para discutir a mobilização das cidades e apresentar o cenário de grandes perdas com a chamada emenda Ibsen. Além do prefeito de Rio das Ostras, participaram os prefeitos Riverton Mussi, de Macaé, Armando Carneiro, de Quissamã, Antônio Marcos Machado, de Casimiro de Abreu, Mirinho Braga, de Búzios, Marquinho Mendes, de Cabo Frio, Amaro Fernandes ,de Carapebus, e representantes dos governos de Campos e de São João da Barra.
FONTE: Secretaria de Comunicação Social