Rio das Ostras ganha salas de recursos especiais para Educação Inclusiva

Projeto foi aprovado pelo MEC e vai beneficiar cerca de 300 estudantes

A Educação Inclusiva em Rio das Ostras acaba de alcançar mais uma conquista e recebeu do MEC materiais para equipar cinco salas de recursos, que têm o objetivo de auxiliar no desenvolvimento dos alunos com necessidades especiais. Uma das salas já está em funcionamento na Escola Municipal Inayá Moraes D’Couto, no Loteamento Village. As demais vão funcionar nas escolas Cidade Praiana, Maria Teixeira de Paula, Padre José Dilson Dórea e no Instituto Municipal de Educação de Rio das Ostras, para atender estudantes dessas unidades e da comunidade.

“Atendemos a cerca de 300 alunos com necessidades especiais e, em 2008, apresentamos ao MEC o projeto para a implantação das cinco salas de recursos, que foram aprovadas no ano passado”, conta Eni Faria, coordenadora de Educação Inclusiva em Rio das Ostras.

Os equipamentos das salas estão chegando e incluem, entre outros itens, computador com dois monitores (um deles maior, para atender estudantes com baixa acuidade visual), impressora, scanner, teclados e mouse adaptados para alunos com problemas motores, mobiliários e jogos educativos variados.

“A chegada da sala de recursos é uma forma de valorizar ainda mais o aluno da Educação Inclusiva que, mesmo dentro da escola, muitas vezes sente-se excluído. Aqui ele terá mais oportunidade de desenvolver suas competências e habilidades”, explica a professora Jaqueline Bezerra Teixeira, que acompanha os alunos com necessidades especiais na escola Inayá Moraes D’Couto.

Inclusão levada a sério – Em 2007, Rio das Ostras ganhou do MEC computadores e software para alunos com necessidades especiais, criando o Centro Tecnológico para Educação Especial, que funciona na Escola Municipal João Bento Duarte. Os alunos também contam com van adaptada para transporte e na Casa da Educação, setor da Secretaria de Educação voltado para formação continuada dos professores, são realizados cursos de Libras – Língua Brasileira de Sinais e Braille, entre outros. Uma vez por mês é promovida uma reunião com os pais, na Casa da Educação, com o objetivo de trocar informações e experiências.
Please follow and like us:
error0
fb-share-icon20
Tweet 20
fb-share-icon20

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.