Secretaria de Saúde divulga balanço positivo do Carnaval
Durante o período de Carnaval, quando Rio das Ostras recebeu cerca de 200 mil pessoas, os serviços de saúde absorveram a demanda com eficiência e atenderam a mais de cinco mil pessoas.
Segundo o secretário de Saúde, Sérgio Manhães, o balanço foi positivo por conta da integração entre os setores. A ação reuniu profissionais, gestores e usuários dos programas. “Fizemos uma programação diferente este ano e contamos com o apoio de todos, essa foi a receita do sucesso do nosso trabalho durante esse período, quando a demanda aumenta muito”, concluiu.
O Pronto-Socorro registrou 4.654 atendimentos e realizou 1342 exames, entre laboratoriais e radiológicos. As ocorrências mais frequentes foram por acidentes de trânsito.
A emergência pediátrica, que funciona agora no Hospital Municipal, atendeu 1.0521 crianças, com maior incidência de casos de doenças gástricas e respiratórias.
No centro cirúrgico foram realizados 25 partos, sete cirurgias gerais, uma neurocirurgia e duas cirurgias ortopédicas.
Durante todo o período do Carnaval, a Coordenação de Controle, Avaliação e Auditoria trabalhou em sistema de plantão e agilizou todos os pedidos de exames e autorizações de média e alta complexidade, e internações hospitalares.
Orientação em saúde – As ações da Secretaria de Saúde também incluíram orientações ao público e campanhas de prevenção. No período dos festejos, continuaram sendo realizados os trabalhos de vigilância sanitária e controle da Dengue. Foram feitas 265 visitas em casas que durante a primeira visitação se encontravam fechadas, além do trabalho de prevenção, que distribuiu quatro mil folders informativos.
A equipe de trabalho do Programa DST/AIDS desenvolveu ações de orientação nas orlas do Centro e Costazul e distribuiu 30 mil preservativos.