Edição 2010 do Projeto Ostrinha chega ao fim
Edição 2010 do Projeto Ostrinha chega ao fim confirmando o sucesso da parceria entre Prefeitura e Corpo de Bombeiros
Solenidade marcou o encerramento das atividades com a presença de mais de 500 participantes
A edição 2010 do Projeto Ostrinha chegou ao fim. A solenidade de encerramento, realizada nesta quinta-feira, dia 28, na Praia do Bosque, reuniu o prefeito Carlos Augusto, o comandante do 9º Grupamento do Corpo de Bombeiros de Macaé, tenente Eric Alves da Silva, o secretário de Esporte e Lazer, Carlos Alberto Marins, o vice-prefeito Wilton Broder, o sub-secretário de Ordem Pública e Controle Urbano, Túlio Vinicíus, o sub-secretário de Esporte, Ricardo Fasano, todos os participantes do projeto, familiares e comunidade em geral.
O projeto, promovido pela Prefeitura Municipal de Rio das Ostras com o apoio do 9º GBM, beneficiou cerca de 550 pessoas divididas em quatro categorias, de acordo com sua faixa etária. Foram 12 dias de atividades, nas quais os participantes tiveram a oportunidade de aprender noções de salvamento, conhecimento das condições do mar, marés, valas e valões, abordagem, reboque de afogados, primeiros socorros, além de aulas de cidadania e companheirismo.
Para o prefeito Carlos Augusto, é gratificante ver que a parceria com os Bombeiros para a realização do Ostrinha é um sucesso. “Neste período de férias esta é uma forma de entretenimento para as crianças que vão aprender muito enquanto se divertem. Tenho certeza de que esta parceria com o 9º GBM será estendida a outros projetos de socialização da nossa população porque é uma parceria que dá muito certo”, disse.
O comandante Eric da Silva também ressaltou a importância do Governo Municipal neste projeto. “Existem mais de 18 mil crianças participando deste projeto em 44 praias de todo o Estado do Rio de Janeiro. Aqui em Rio das Ostras é o único local em que a Prefeitura atua diretamente e mantém uma excelente parceria com o Estado. Isto é muito importante para a realização e sucesso deste Projeto”, relatou.
De acordo com o secretário de Esporte e Lazer, Carlos Alberto Marins, a população está de parabéns pela confiança depositada nos instrutores e professores do Ostrinha. “É muito importante saber que pais e responsáveis confiam no nosso trabalho, tendo em vista que as crianças ficam a manhã toda fazendo atividades sob a nossa supervisão”, informou.
Considerados os destaque da categoria Golfinhos, com participantes entre 7 e 10 anos, os jovens Jasmyn Nader Mourão e Luis Guilherme de Jesus Medeiros adoraram participar do projeto. “Este é o segundo ano que eu participo e acho ótimo porque é muito bom aprender a salvar vidas. Além disso, passamos a respeitar mais as condições do mar”, falou Jasmyn.
Luis Guilherme participou pela primeira do Ostrinha, mas já quer garantir vaga para o próximo ano. “Nas férias de janeiro de 2011 estarei de volta à cidade e quero participar porque adorei fazer novas amizades e aprender as técnicas de salvamento. Tudo foi ótimo para mim”, acrescentou.
FONTE: SECOM – PMRO.