Projeto Ostrinha 2010 começa com mais de 500 participantes

Evento leva lazer e cidadania a crianças e jovens no período de férias

 

A abertura da edição 2010 do Projeto Ostrinha foi realizada na última segunda-feira, dia 11, na Praia do Bosque com a presença de mais de 500 participantes e do prefeito Carlos Augusto, do vice Wilton Broder, dos secretários de Esporte e Lazer, Carlos Alberto Marins; e de Ordem Pública e Controle Urbano, Sérgio Pinto, além do comandante do 9º Grupamento do Corpo de Bombeiros de Macaé, tenente Eric Alves da Silva e do sub-secretário de Esporte e Lazer, Ricardo Fasano.

O Projeto Ostrinha, que leva lazer e cidadania a crianças e jovens no período de férias, está sendo desenvolvido em três praias da cidade – Centro, Bosque e Boca da Barra e com atividades diárias, das 8h às 11h.

As turmas são divididas em quatro categorias, de acordo com a idade. A categoria Golfinhos reúne 200 crianças, de 7 a 10 anos, na Praia do Bosque. O grupo Moby Dick, de 11 a 13 anos, ficará na Praia do Centro, com 130 pessoas. Com 100 integrantes, a Tubarão fica na Praia da Boca da Barra e é destinada a jovens entre 14 e 17 anos. As mães e pais dos alunos do Ostrinha participam nas categorias Sereias e Lobo do Mar, com atividades diferenciadas, também na Praia do Centro. Para essa categoria foram disponibilizadas 80 vagas.

Dentre as atividades realizadas no projeto estão aulas de corrente marinha, nas quais os alunos tomam conhecimento sobre a importância de saber a direção, condições do mar e comportamento na areia; aulas sobre valas e valões, conhecimentos marinhos, disciplina ambiental, aulas de natação, abordagem, reboque de afogado, primeiros socorros, grau de afogamento, noções de costões rochosos, salvamentos, recreação, civismo e ordem unida.

Para o prefeito Carlos Augusto, o sucesso do Ostrinha se deve ao empenho dos profissionais envolvidos e aos parceiros que ajudam na realização do projeto. “A parceria com os Bombeiros, com a Petrobras e com o Governo do Estado está permitindo que mais de 500 pessoas participem das atividades este ano. Este é um projeto muito importante porque desperta o companheirismo e civismo em todos os participantes”, declarou.

O secretário de Esporte e Lazer, Carlos Alberto Marins, ressaltou o objetivo da iniciativa. “A nossa intenção é proporcionar aos participantes, principalmente aos jovens que estão de férias escolares, momentos de educação, lazer e cidadania, com profissionais altamente qualificados”, afirmou o secretário, acrescentando que os investimentos vão continuar promovendo a prática esportiva no município beneficiando crianças, jovens e adultos.

De acordo com o secretário de Ordem Pública e Controle Urbano, Sérgio Pinto, o projeto é muito importante porque promove a integração de toda a família. “Essa é uma oportunidade que os pais dos alunos têm de passar boa parte do dia acompanhando seus filhos e participando das atividades junto com eles. Essa união é muito importante para o desenvolvimento do cidadão”, destacou.

No projeto pelo terceiro ano consecutivo, Marcelo de Almeida, 10 anos, pensa até em se tornar guarda-vida quando crescer. “Para mim o mais importante são as aulas onde aprendemos como salvar as pessoas na praia. Acho isso o máximo. Quando vejo os professores ensinando, fico me imaginando no lugar deles. Penso até em me tornar um deles no futuro”, disse.

O Projeto vai até o dia 28 de janeiro e, para receber o certificado, o participante tem que ter uma freqüência mínima de 10 aulas.

 

FONTE: SECOM – PMRO.

Please follow and like us:
error0
fb-share-icon20
Tweet 20
fb-share-icon20

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.