Exposição Arqueologia na Fazenda das Garças
Exposição “Arqueologia na Fazenda das Garças” no Museu Sambaqui da Tarioba é opção de cultura em Rio das Ostras
No local estão expostos fragmentos de louça inglesa do século XIX,encontrados durante a pesquisa arqueológica
Uma palestra com a arqueóloga Christiane Machado abriu na noite da última segunda-feira, dia 11, a Exposição “Arqueologia na Fazenda das Garças” no Museu de Sítio Arqueológico Sambaqui da Tarioba , em Rio das Ostras. Os fragmentos de louça inglesa do século XIX ,encontrados durante a pesquisa arqueológica na Fazenda das Garças, em Rio das Ostras, ficarão expostos até o dia 12 de fevereiro.
A palestra, voltada, principalmente, para funcionários da Casa de Cultura, como forma de fornecer subsídios para orientação dos visitantes, falou sobre o trabalho realizado e os vestígios encontrados. “Esses fragmentos somam-se aos conhecimentos históricos que se tem da região. Como são louças finas inglesas do século XIX, podemos afirmar que naquele local viveu uma família abastada”, frisou Christiane.
Além das louças, também estão em exposição pedaços de telhas e garrafas de vidro, além de garrafas feitas com pó de pedra, material anterior ao vidro na fabricação de garrafa, ambos do século XIX.
Os objetos foram encontrados em pequena quantidade no topo de uma colina, onde existiu uma casa, durante a pesquisa arqueológica efetuada para o licenciamento ambiental do loteamento Alphaville, na Fazenda das Garças.
De acordo com a arqueóloga, devido aos anos de atividades agropecuárias no local, não foi possível encontrar estruturas da casa ou concentrações que justificassem seu registro como um sítio arqueológico, pois os fragmentos eram poucos e dispersos. Ainda assim, por medida de segurança, foi efetuado o monitoramento arqueológico durante as obras, sendo coletados os fragmentos encontrados. Todo o trabalho de arqueologia foi efetuado com anuência do IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) , e com o apoio institucional do Instituto de Arqueologia Brasileira.
Museu Sambaqui – Inaugurado em 1997, em convênio com o IAB- Instituto de Arqueologia Brasileira, o Museu de Sítio Arqueológico Sambaqui da Tarioba é o único museu “in situ” do Brasil, com exposição permanente de artefatos, material lítico, esqueletos, organizado didaticamente para visitação, pesquisa e turismo cultural da cidade.
O museu é considerado um Patrimônio Cultural do Município, consta no Guia de Museus e Centros Culturais- publicação do IPHAN e DEMU e faz parte do roteiro turístico histórico cultural de Rio das Ostras, recebendo mensalmente visitas programadas de estudantes, pesquisadores, professores e turistas.
O Museu Sambaqui da Tarioba fica na Casa de Cultura Bento Costa Júnior. Rua Dr. Bento Costa Júnior, 70, em frente à Praça São Pedro.
FONTE: SECOM – PMRO.