Casa da Mulher faz dois anos
Casa da Mulher faz dois anos e comemora com Campanha pelo fim da violência
Evento acontece dia 3 de dezembro na Praça José Pereira Câmara
A Casa da Mulher – Centro de Referência em Atendimento à Mulher da Secretaria de Bem-Estar Social de Rio das Ostras – completa dois anos de conquistas no próximo dia 30 de novembro. Para comemorar a data, que acontece dentro da “Campanha 16 dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra as Mulheres”, o Centro de Referência fará um evento no dia 3 de dezembro na Praça José Pereira Câmara, no Centro, com o objetivo de sensibilizar os homens para dar fim à violência doméstica.
Na ocasião, assistentes sociais, psicólogas e advogadas da Casa da Mulher darão orientações sobre a campanha e informarão sobre serviços prestados pelo Centro de Referência. Também haverá distribuição de fitas brancas, uma referência à Campanha do Laço Branco de Mobilização dos Homens. O evento acontece das 9 às 17 horas.
“Dia 6 de dezembro é o Dia Nacional de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência Contra as Mulheres. No dia 3, faremos um evento conjunto para marcar o Dia da Mobilização dos Homens e o aniversário da Casa. Queremos que os homens se conscientizem que as mulheres têm o direito de viver sem violência e, que se unam em prol da erradicação da violência contra as mulheres”, destacou a diretora da Casa, Vera Bomfim.
Casa da Mulher- Durante os dois anos de existência, o Centro de Referência atendeu aproximadamente 1300 mulheres, que receberam assistência social, psicológica e jurídica conforme suas necessidades.
Campanha – O período de 25 de novembro a 10 de dezembro foi escolhido como foco de ação da Campanha 16 dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres por compreender quatro datas significativas na luta pela erradicação da violência contra as mulheres e garantia dos direitos humanos, como o Dia Internacional da Não-Violência contra as Mulheres (25/11), Dia Mundial de Combate à Aids (01/12), Massacre de Mulheres de Montreal (6/12) e Dia Internacional dos Direitos Humanos (10/12). No Brasil, a Campanha começa mais cedo, dia 20 de novembro, para destacar a dupla discriminação sofrida pelas mulheres negras.
FONTE: SECOM – PMRO.