Semana do Idoso em Rio das Ostras
Semana do Idoso em Rio das Ostras é encerrada com Caminhada da Primavera
Atividades e apresentações artísticas reuniram os integrantes do Projeto Feliz Idade, da Secretaria de Bem-Estar Social
Uma caminhada marcada por muita descontração e alegria, com cerca de 400 participantes, encerrou neste domingo, dia 27, a Semana do Idoso em Rio das Ostras. Desde quarta-feira, dia 23, na quadra do Colégio Municipal Professora América Abdalla, a comemoração organizada pela Secretaria de Bem-Estar Social reuniu os integrantes do projeto Feliz Idade, que contaram com diferentes atividades como show de talentos, aulas de alongamento, tai chi chuan, forró eletrônico, apresentação de dança sênior e muito mais.
O prefeito Carlos Augusto participou de alguns dos momentos da semana festiva, incluindo a Caminhada da Primavera no domingo, que começou na Praça Prefeito Cláudio Ribeiro e foi encerrada no Colégio Abdalla. “Esse projeto de valorização e integração dos idosos é muito importante e só conseguimos realizá-lo devido ao comprometimento de toda a equipe da Secretaria de Bem-Estar Social”, afirmou.
Na abertura do evento, a secretária de Bem-Estar Social, Márcia Almeida, falou da satisfação de ver o crescimento do projeto, que hoje atende a cerca de 1,5 mil idosos. Elogiou também a participação da banda da Guarda Municipal, que abriu o evento. “A banda também tem evoluído muito ao longo do tempo”, enfatizou.
Participaram ainda da caminhada, além de Carlos Augusto e Márcia Almeida, o deputado estadual Renato de Jesus, a secretária de Comunicação Social, Carla Soares e a chefe de Gabinete, Ângela Toffano.
Protagonismo – Uma das funções do Feliz Idade é ajudar os idosos a descobrir novas atividades e até talentos. “Atingimos o nosso objetivo com a Semana do Idoso, tirando os participantes da passividade e tornando-os sujeitos ativos do projeto e da sociedade riostrense. Foi muito bom ver os idosos no palco, protagonizando o espetáculo e não como simples espectadores”, disse Idy Silva, coordenador do Feliz Idade.
Autora do “Hino da Feliz Idade”, Liti Romi, de 81 anos, se apresentou no show de talentos da Semana do Idoso cantando grandes sucessos da MPB como “Carinhoso” e “Último desejo”. O projeto, no entanto, não a ajudou a descobrir apenas um dom. “Fiz muitas amizades no Feliz Idade e hoje sou muito cumprimentada em todos os lugares que vou”, contou.
Outra participante que descobriu um talento dentro do projeto foi Júlia Nunes, de 65 anos. Autora da música “Caminhada da Primavera”, ela começou a compor da noite para o dia e hoje já tem 72 músicas prontas. “Sonhei que era compositora e logo fiz a canção. Decidi desenvolver esse dom e hoje estudo em uma escola de música”, explicou Júlia, que participa do programa junto com o marido José Constantino, de 69 anos.
“O Feliz Idade promove uma grande integração social. Fiz muitas amizades aqui”, lembrou Elza Pessanha, de 67 anos, que apresentou no show de talentos a “Festa da Vovó”, composição de sua autoria. Mesmo não subindo no palco, Gustavo Peixoto, de 74 anos, não se divertiu menos que os outros participantes. “Nós, da terceira idade, precisamos ser unidos e no projeto eu me divirto muito,faço ginástica, brinco”, afirmou.
FONTE: Secretaria de Comunicação Social