Gripe A: Rio das Ostras faz acompanhamento diário

Rio das Ostras faz acompanhamento diário de casos suspeitos da gripe A

Município não tem casos confirmados da doença e como precaução acompanha pessoas com sintomas da gripe

 

Seguindo as orientações do Ministério da Saúde, a Secretaria de Saúde de Rio das Ostras está acompanhando de perto, diariamente, pacientes com sintomas que podem ser da gripe suína (influenza A – H1N1). 

Cerca de 11 pessoas estão em casa, porém sob observação periódica de técnicos de Saúde – já que a indicação é de que o paciente, mesmo passando bem, seja acompanhado por 7 dias.

“Toda a rede municipal de saúde de Rio das Ostras está atenta e preparada, além de profissionais qualificados para atender aos possíveis casos da influenza A”, disse o secretário Sérgio Manhães, tranquilizando os moradores.

Na última segunda-feira, 10, a equipe da Vigilância em Saúde fez uma visita aos pacientes internados no Hospital Municipal. Até aquele dia havia quatro pessoas internadas, duas delas crianças, que já receberam alta no dia 11 e duas mulheres que permanecem na unidade, sendo uma delas gestante.

“Estamos realizando o acompanhamento diário de pessoas que apresentem a síndrome gripal aguda grave, o que é considerado caso suspeito da doença. Nem todos os pacientes precisam ser internados. As pessoas com sintomas leves e que apresentem bom estado geral podem ficar em casa, porém sob a observação dos técnicos de saúde e adotando medidas específicas de precauções domiciliar”, afirma a coordenadora de Vigilância em Saúde, Andréia Bellei.

Ela explica que são considerados casos suspeitos os que apresentem os três sintomas: tosse, febre acima de 38º C e dificuldade respiratória. Todos os casos estão sendo acompanhados, porém alguns merecem especial atenção, como gestantes e crianças menores de dois anos.

Recomendações – A prevenção da gripe A depende de cuidados especiais, tais como: lavar sempre as mãos, não levar as mãos ao nariz, boca e olhos, limpar bem os objetos de uso coletivo e manter o ambiente arejado. Deve-se ainda evitar aglomerações de pessoas e locais fechados.

Quem tiver sintomas de gripe pode procurar as unidades de Saúde do município ou ligar antes para o DISQUE-GRIPE da Secretaria Estadual de Saúde: 0800-28 10 100 (de 6h às 23h30) e conversar com profissionais de Saúde para saber como proceder.

FONTE: Secretaria de Comunicação Social

Please follow and like us:
error0
fb-share-icon20
Tweet 20
fb-share-icon20

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.