Rio das Ostras alinha edital para curso de ROV com empresas da ZEN 

Rio das Ostras alinha edital para curso de ROV com empresas da ZEN 

Reunião marca início da elaboração da qualificação que pode empregar até 60 pilotos no segundo semestre

 

Uma nova oportunidade de qualificação profissional começa a ser elaborada em para atender à demanda do setor offshore de Rio das Ostras. Representantes da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo e de seis empresas instaladas na Zona Especial de Negócios (Zen) se reuniram na manhã desta terça, dia 10, para alinhar os detalhes do edital que irá regulamentar o curso de piloto de ROV (Remotely Operated Vehicles), que hoje é uma das vagas com maior dificuldade de contratação no setor.

Durante o encontro, foram discutidos critérios técnicos, pré-requisitos e responsabilidades das empresas parceiras no processo de formação. O edital estabelecerá as regras de participação, documentação necessária e etapas de seleção dos candidatos.

O edital ainda será finalizado e publicado no Jornal Oficial do Município. A previsão é disponibilizar até 60 vagas para formação de profissionais que já poderão atuar no mercado no segundo semestre de 2026.

O curso será realizado no Centro Municipal de Qualificação Profissional (CMQP) e integra a política pública de capacitação nas áreas de petróleo, gás e energias sustentáveis.

Cada uma das seis empresas participantes ficará responsável por contribuir com a capacitação dentro de sua área de atuação, a partir de sua experiência técnica no setor.

O projeto tem como objetivo preparar mão de obra local para atender à crescente demanda por profissionais especializados na operação de ROV. Esses equipamentos são utilizados em inspeções, manutenções e intervenções em estruturas submarinas, como dutos e sistemas de produção de petróleo e gás natural, especialmente em plataformas offshore.

“A proposta do Município é alinhar a formação às necessidades reais das empresas instaladas na Zona Especial de Negócios, ampliando as possibilidades de inserção profissional da população”, disse Rodrigo Peleteiro, Secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Rio das Ostras.

Representaram a Prefeitura Rodrigo Peleteiro, Secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo;  e Adriana Andrade, Assessora da  Secretaria de Gestão Pública, além de Mário Max,  Coordenador de Desenvolvimento Econômico e Turismo.

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.