Rio das Ostras promove encontro pelo Dia Nacional da Pessoa com Ostomia

Rio das Ostras promove encontro pelo Dia Nacional da Pessoa com Ostomia

Com o objetivo de combater o preconceito, disseminar informações sobre a ostomia e garantir o acesso a cuidados e produtos necessários para uma vida digna e ativa, a Secretaria de Saúde de Rio das Ostras promoveu na terça-feira, dia 25, no auditório do Parque dos Pássaros, o primeiro Encontro “Reabilitar Importa”, para celebrar o Dia Nacional da Pessoa com Ostomia.

A Ostomia é uma cirurgia que cria uma abertura no abdômen para que resíduos do corpo, como fezes ou urina, sejam eliminados para fora do corpo por uma bolsa coletora. Pode ser uma solução temporária ou permanente, geralmente necessária devido a doenças, lesões ou condições congênitas.

 

ENCONTRO – A programação foi direcionada ao público com ostomia e cuidadores, pela manhã, e para profissionais da saúde de Rio das Ostras, na parte da tarde.

Na abertura, além do café da manhã oferecido aos participantes, a enfermeira estomaterapeuta Carmem Costa, responsável pelo Programa de Atendimento à Pessoa com Ostomia e organizadora do evento, promoveu uma roda de conversa para troca de experiências, apresentou parte da equipe multidisciplinar do Programa e deu dicas de autocuidado.

Vanessa Berriel, coordenadoria do Programa de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (Pics) ministrou uma sessão de alongamento e meditação para o público presente.

Na parte da tarde, os profissionais de saúde tiveram a oportunidade de participar de uma palestra com o tema “Pessoa com Ostomia e Assistência Integral do SUS”.

Para a enfermeira Carmem Costa, esses encontros são importantes para a rotina de tratamento das pessoas ostomizadas. “O esclarecimento e a troca direta de informação entre pacientes, cuidadores e profissionais da saúde são muito importantes. Essa é uma forma de reduzirmos o impacto negativo das pessoas com ostomia e promover a reinserção da pessoa a sua rotina diária”, declarou a enfermeira Carmem Costa.

 

POLO ESTADUAL – Atualmente, Rio das Ostras é um Polo Estadual de Atendimento à Pessoa com Ostomia que funciona na Unidade de Estratégia de Saúde Família Nilson Marins, localizada na Alameda Campomar, S/N, em Cidade Beira Mar.

O atendimento é feito por uma equipe multidisciplinar formada por um médico proctologista, enfermeiro estomaterapeuta, assistente social, nutricionista, psicólogo e técnico de enfermagem.

Nessa unidade, além do atendimento, também são feitas as entregas das bolsas adequadas para os pacientes de acordo com sua ostomia para não correr o risco de erro. “O melhor do Programa e mais importante é o apoio dado pela equipe multidisciplinar de atendimento. Além de não precisarmos mais nos deslocarmos para outros polos fora da Cidade, eles cedem todo o material necessário e nos ensinam como fazer a colocação correta e a higiene da bolsa”, falou Bianca Cursi, que é uma das pacientes que já passou pela cirurgia de ostomia.

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.