Prefeitura impede abertura irregular da Lagoa de Iriry em Rio das Ostras

Prefeitura impede abertura irregular da Lagoa de Iriry em Rio das Ostras

Secretaria de Meio Ambiente reforça ações de limpeza e proteção

A Prefeitura de Rio das Ostras, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, impediu na manhã desta terça-feira, 25 de novembro, uma tentativa de abertura irregular da Lagoa de Iriry, a partir do rompimento da barra de areia que separa a Lagoa do mar.

A ação foi desencadeada após denúncias recebidas pela Guarda Ambiental, que identificou movimentação de abertura clandestina da Lagoa. Uma máquina foi imediatamente enviada ao local para recompor a área afetada e impedir o rompimento forçado da barra que separa a Lagoa do mar. Agentes permanecem monitorando o ponto de acesso para evitar novas ações irregulares.

Em virtude da mudança de direção do vento, as macrófitas que recobriram o espelho d’água em direção à barra por alguns dias, retornaram para montante da ecobarreira que havia se soltado. As equipes da secretaria de Meio Ambiente e da subsecretaria de Serviços Públicos estão atuando em conjunto para prender novamente a barreira.

A abertura artificial da Lagoa de Iriry é considerada crime ambiental. A intervenção altera o ciclo natural das águas, causa impactos ao ecossistema e coloca em risco a fauna, a flora e a estabilidade da própria lagoa. A prática é enquadrada na Lei Federal nº 9.605/1998 (Lei de Crimes Ambientais), que prevê penalidades para quem degrada áreas protegidas ou modifica regimes de corpos hídricos sem autorização legal. A legislação municipal também protege a área e impede qualquer intervenção sem análise técnica prévia e licenciamento pelos órgãos competentes.

Ao mesmo tempo em que intensifica a fiscalização, o Município também atua para garantir o cuidado contínuo com seus corpos hídricos. O secretário de Meio Ambiente, Ricardo Torres, e o prefeito de Rio das Ostras, Carlos Augusto Balthazar, estão empenhados em assegurar a permanência do Projeto Limpa Rio, do Governo do Estado, no município, por meio de tratativas com a Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade. O objetivo é realizar uma nova etapa de limpeza da Lagoa de Iriry e em outros pontos críticos, fortalecendo as ações preventivas especialmente neste período de instabilidade climática.

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.