Rio das Ostras marca presença em oficina de integração intersetorial

Rio das Ostras marca presença em oficina de integração intersetorial

Objetivo foi treinar servidores para atuar em situações de calamidade, articulando diferentes áreas, como Assistência Social, Saúde e Defesa Civil

Representantes da Vigilância em Saúde, da Secretaria Municipal de Saúde de Rio das Ostras, participaram da “Oficina de Integração Intersetorial para Atuação em Pontos de Apoio e Abrigos Temporários” realizada, na última semana, em Armação de Búzios. O evento reuniu 10 municípios da Baixada litorânea, sob direcionamento da equipe de Vigilância do Governo do Estado.

O evento teve como finalidade treinar servidores para atuar de forma mais rápida, técnica e organizada em situações de calamidade; discutir a gestão de abrigos temporários, articulando as ações de diferentes secretarias (como Assistência Social, Saúde e Defesa Civil); unir esforços entre as pastas para garantir um atendimento de qualidade e padronizado e abordar temas específicos, incluindo tópicos como a atenção psicossocial e a saúde mental dos profissionais que atuam em desastres.

A programação incluiu palestras e atividades práticas, como uma oficina de acolhimento e atenção psicossocial, visita guiada a abrigos temporários e orientações sobre gestão e funcionamento desses espaços.

Cada departamento da Vigilância terá uma função diferenciada nas situações emergenciais. A Sanitária vai poder participar orientando e corrigindo todas as áreas do abrigo: recepção, estoque, cozinha, refeitório, alimentos doados e recebidos, banheiros, dormitórios, área com medicamentos, áreas destinadas aos animais domésticos e fluxos operacionais.

A Vigilância Epidemiológica vai poder atuar no monitoramento de eventos inerentes à saúde e notificações, enquanto a Ambiental vai tratar na prevenção e controle de ratos, mosquitos e águas paradas, por exemplo. Para cuidar das vacinas e atualizações, a responsabilidade fica por conta da Vigilância da Imunização, que atua nas vacinas e suas atualizações.

A Vigilância da Saúde do Trabalhador atua na prevenção e combate aos problemas que atingirão os servidores, bem como atenção a parte emocional.

A coordenadora da Vigilância em Saúde, Nirvana Braga, destacou a importância do evento. “Essa oficina de integração mostrou-se um marco na atenção aos abrigos temporários. Geralmente cada Secretaria realizava suas ações criando seus fluxos e não havia a troca de informações e experiências entre as pastas. Durante a oficina conhecemos o trabalho de cada uma, trocamos informações e isso trará resultados melhores no momento da necessidade do uso de abrigos”, revelou.

Participaram também do evento servidores da Secretaria de Assistência Social e da Defesa Civil de Rio das Ostras.

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.