Rio das Ostras participa de qualificação em programa voltado para Educação Infantil

Rio das Ostras participa de qualificação em programa voltado para Educação Infantil
Profissionais da Educação Municipal fortaleceram práticas pedagógicas de leitura e escrita para crianças

Profissionais da Educação de Rio das Ostras participaram do I Encontro Presencial com Formadores Municipais do Programa Leitura e Escrita na Educação Infantil (Pro-LEEI). A qualificação foi promovida em Campos dos Goytacazes, nesse sábado, dia 8, com a participação de nove cidades do Norte Fluminense.

O Programa de Formação Continuada Leitura e Escrita na Educação Infantil (Pro-LEEI), do Ministério da Educação (MEC), qualificará os profissionais da Educação Infantil, especialmente os que atuam na pré-escola, com crianças de 4 a 5 anos, para fortalecer práticas pedagógicas relacionadas à linguagem oral, à leitura e à escrita. A qualificação será realizada por meio de formadores estaduais e municipais.

O encontro desse sábado permitiu a troca entre educadores e especialistas sobre o fortalecimento das práticas pedagógicas na primeira infância, além de fortalecer a formação dos profissionais da Educação e valorizar o conhecimento construído no cotidiano das escolas e das creches municipais.

A comitiva riostrense contou com seis profissionais que integram a coordenação pedagógica do Município. “O encontro permitiu um espaço de troca e planejamento colaborativos em prol de mais acertos para o público da Educação Infantil. Pudemos conhecer o cronograma e a metodologia da formação. Em 2026 a formação acontecerá o ano todo, tanto para os formadores, quanto para os cursistas”, contou a articuladora municipal do Programa e coordenadora pedagógica, Elaine Iecker.

Além das trocas, o encontro apresentou os princípios balizadores do Pro-LEEI, as metodologias de trabalho e o planejamento dos encontros com as professoras cursistas. No Estado do Rio de Janeiro o Pro-LEEI abrange 240 formadores municipais que terão turmas de até 35 cursistas.

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.