Reunião define metas finais do Plano Municipal Socioeducativo de Rio das Ostras

Reunião define metas finais do Plano Municipal Socioeducativo de Rio das Ostras

Autoridades se reuniram na Secretaria de Assistência Social para finalizar o documento

Na última quinta-feira, dia 23, o auditório da Secretaria de Assistência Social de Rio das Ostras sediou a segunda reunião para a finalização do novo Plano Municipal de Atendimento Socioeducativo. O Plano é uma ferramenta de garantia e defesa de direitos que visa criar, fortalecer e implementar ações e metas voltadas à proteção integral de crianças e adolescentes. O documento, elaborado de forma conjunta por diversas esferas do poder público, reúne diretrizes para os próximos 10 anos no atendimento a adolescentes em conflito com a lei.

O último plano, aprovado em 2014, teve validade de uma década. Agora, cabe aos representantes do poder público estabelecer novas metas e estratégias a serem adotadas nos próximos anos. A reunião, conduzida pelo coordenador do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), Rui Junio, pela coordenadora da Proteção Social Especial da Secretaria de Assistência Social, Clécia Andrade, e pela representante do Ministério Público e promotora de justiça, Reginiane Cristina Dias Pinto, teve como objetivo avaliar os resultados alcançados no último plano e discutir os próximos passos do programa.

Durante o encontro, o secretário de Assistência Social, Carlos Correia, destacou a importância de oferecer novas oportunidades aos jovens. “O delito cometido por uma criança ou adolescente não deve ser uma condenação para ele e muito menos para sua família. É sempre importante lembrar que cada jovem resgatado representa também uma família salva”, ressaltou o secretário.

Entre as responsabilidades do Município estão a criação e manutenção de programas para execução de medidas socioeducativas em meio aberto, além do cadastramento no Sistema Nacional de Informações sobre o Atendimento Socioeducativo (SINASE). O Plano também propõe estratégias de prevenção e proteção em consonância com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e com o próprio SINASE.

PLANO – O Plano Municipal de Atendimento Socioeducativo é um conjunto de diretrizes e normas que busca aprimorar o atendimento a adolescentes em conflito com a lei no Município de Rio das Ostras. O documento é destinado a jovens de 12 a 18 anos, ou até 21 anos, que residem no Município e tenham cometido algum ato infracional. O Plano tem como objetivo sistematizar e acompanhar as medidas socioeducativas de Liberdade Assistida (LA) e Prestação de Serviço à Comunidade (PSC).

AUTORIDADES – O encontro reuniu diversas autoridades do Judiciário e do poder público municipal. Estiveram presentes o delegado da 128ª Delegacia de Polícia, Adriano Leal; a representante da Defensoria Pública, Dra. Karen Simões Rosa e Silva; além de membros de secretarias municipais e conselhos. A Prefeitura foi representada pela secretária de Educação, Marcele Raquel Martins, e pela presidente da Fundação Rio das Ostras de Cultura (Froc), Rosemarie Teixeira. Também participaram representantes das Secretarias de Saúde e Assistência Social, além dos Conselhos Municipais de Saúde e de Defesa da Criança e do Adolescente.

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.