Rio das Ostras inaugura Base de Segurança e áreas revitalizadas

Município recebeu, nesta terça, 7, governador do Estado para entrega da unidade do Segurança Presente e obras do Programa Limpa Rio Margens
Rio das Ostras recebeu na manhã desta terça-feira, dia 7, a visita do governador do Estado do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, para a inauguração da Base da Operação Segurança Presente, na Praça do Artesão, no Centro, e para a entrega das intervenções do Programa Limpa Rio Margens, na Lagoa de Iriry.
Com a nova unidade de segurança, o Município passa a contar com mais 25 policiais militares, seis motos, quatro viaturas e uma van, que vão reforçar o combate à violência na Cidade. Na ocasião, o governador também anunciou as obras do segundo trecho da duplicação da Rodovia Amaral Peixoto (RJ-106) e destacou os desafios gerados pelo crescimento da criminalidade no Interior do Estado.
“O Rio de Janeiro passou por tempos muito difíceis, mas temos vivido um período de franca recuperação. A minha promessa foi de que ninguém do Interior seria tratado com menos importância. O investimento que fazemos na Capital, fazemos também no Interior. Hoje somos o único Governo da história que investe nos 92 municípios do Estado do Rio de Janeiro. O Programa Limpa Rio, que é o maior programa ambiental da história do Estado, custava R$ 20 milhões por ano e hoje conta com quase R$ 600 milhões em investimentos. Já limpamos mais de 900 rios em todo o Estado. Logo na primeira semana dessa gestão, o prefeito Carlos Augusto solicitou o programa e rapidamente enviamos equipes para limpar os rios da Região”, afirmou o chefe do Executivo estadual.
O prefeito Carlos Augusto Balthazar agradeceu a parceria com o Governo do Estado e ressaltou os benefícios trazidos para o Município. “Meu aniversário foi no dia 1º de outubro e estou me sentindo presenteado. Essa é a minha primeira inauguração e já na próxima semana o governador vai assinar o contrato com a empresa vencedora da licitação para a maior obra da nossa região: a duplicação da rodovia entre Macaé e Rio das Ostras. Esse homem está conseguindo realizar um sonho que temos há mais de 20 anos”, destacou o prefeito, lembrando que os dois municípios juntos somam mais de 500 mil pessoas beneficiadas pela obra, que também representa preservação de vidas.
AUTORIDADES PRESENTES – Também participaram das solenidades o secretário de Estado de Governo, André Moura; o secretário de Estado do Ambiente, Bernardo Rossi; o secretário de Estado de Habitação, Bruno Dauaire; além de secretários municipais, vereadores e demais autoridades.
SEGURANÇA PRESENTE – O Segurança Presente é um programa do Governo do Estado do Rio de Janeiro voltado para a prevenção da violência e promoção da cidadania. A iniciativa realiza patrulhamento de ruas com policiais militares, agentes civis e assistentes sociais. Além de reforçar a segurança, também oferece atendimentos sociais e atua na mediação de pequenos conflitos, contribuindo para a tranquilidade e o bem-estar da população em locais estratégicos da Cidade.
Na ocasião, o governador fez a entrega da chave simbólica da Base e firmou com o Município o termo de cooperação do Programa Segurança Presente.
PARCERIA PELO MEIO AMBIENTE – O governador Cláudio Castro e o presidente do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), Renato Jordão, aproveitaram a visita a Rio das Ostras para inaugurar as obras do Programa Limpa Rio Margens, junto com o prefeito Carlos Augusto e o secretário de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, Ricardo Torres. A iniciativa contemplou a revitalização da Área de Proteção Ambiental da Lagoa de Iriry, com a implantação de uma academia para a terceira idade, dois parques infantis e a única quadra de beach tennis gratuita da Região, além do cercamento da área de preservação.
Os representantes do Governo do Rio destacaram a importância da parceria entre Estado e Município para a valorização do meio ambiente e da qualidade de vida da população. A revitalização da Lagoa de Iriry integra uma nova fase do Programa Limpa Rio, que, com o Limpa Rio Margens, amplia suas ações de recuperação de áreas degradadas, transformando espaços naturais em locais de convivência e lazer.
O Programa está no Município desde o início da nova Gestão Municipal, realizando serviço de dragagem e desassoreamento dos corpos hídricos.
Segundo o secretário de Estado do Ambiente, Bernardo Rossi, um fator importante é que esse trabalho está sendo feito antes do período das chuvas e isso protege muito a Cidade dos riscos de inundações.
Depois das inaugurações em Rio das Ostras, o governador seguiu para outros compromissos na Região.