Ação em parceria entre Prefeitura e Estado previne alagamentos em Rio das Ostras

Equipes do SAAE e do Programa Limpa Rio atuam na limpeza e desobstrução das redes de drenagem próximas aos corpos hídricos
Rio das Ostras segue com as intervenções para prevenção de alagamentos e proteção dos rios, lagoas e mar contra a poluição. Por solicitação do Serviço Autônomo de Água e Esgoto – SAAE, Autarquia Municipal, a equipe do Programa Limpa Rio, do Governo Estado, está na Cidade fazendo um serviço especial de limpeza e desobstrução das redes de drenagem próximas aos corpos hídricos.
O trabalho começou no início desta semana, na localidade Cláudio Ribeiro, e vem sendo realizado em conjunto, entre o Instituto Estadual do Ambiente -Inea e o SAAE, com apoio de caminhão e equipe especializada.
A ação acontece nos locais que incluem os corpos hídricos afluentes do rio das Ostras, que são o rio Jundiá e o Canal das Corujas, além do Canal do Medeiros. Essa manutenção preventiva é fundamental para diminuir os riscos associados aos alagamentos, principalmente em comunidades vulneráveis. O trabalho segue, em breve, para outras localidades do Município.
“A presença da equipe do Limpa Rio é mais uma consequência positiva da nossa aproximação com o Governo Estadual. O Estado atendeu a mais essa solicitação do SAAE, orientada pelo prefeito Carlos Augusto, entendendo sua extrema importância, principalmente no período que antecede às chuvas”, explica Maycon Prata.
“Essa é mais uma entre tantas outras iniciativas que temos realizado para prevenção de alagamentos e preservação dos nossos corpos hídricos”, completou o presidente do SAAE.
LIMPA RIO – O Limpa Rio é um programa do Inea, voltado para a limpeza e desassoreamento de rios, canais e lagos, contribuindo para a qualidade ambiental e segurança da população.
Além da limpeza e prevenção da poluição, o Programa também tem foco na preservação das áreas de margem dos corpos hídricos nos municípios fluminenses. Ainda realiza a desobstrução de bueiros para melhorar o fluxo e escoamento de água nas áreas urbanas.