Defesa Civil de Rio das Ostras realiza formação de socorrista voluntário para servidores da Educação

Curso tem o objetivo de conscientizar e instruir os profissionais da Secretaria
A Coordenadoria Municipal de Defesa Civil de Rio das Ostras deu início na segunda-feira, dia 14, ao curso de formação de socorrista voluntário para servidores da Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Lazer. A capacitação conta com apoio da Secretaria Municipal de Saúde e é ministrada por bombeiros militares do Destacamento do Município (DBM 2/9 Rio das Ostras), ligados à Defesa Civil de Rio das Ostras. As aulas irão ocorrer até sexta-feira, dia 18.
O objetivo do curso é preparar os servidores para prevenção e combate a princípios de incêndio, de forma que estejam aptos a utilizar extintores e a realizar procedimentos com escapamento de gás. O coordenador da Defesa Civil, Edimilson Silva Martins, disse que o curso dará aos alunos informações fundamentais sobre os procedimentos a serem adotados em situações de urgência e emergência. “Essa formação traz instruções teóricas e práticas, acerca dos diversos temas relacionados a eventos que exponham a própria vida ou a de terceiros a riscos”, informou.
Durante toda a semana os alunos irão aprender abordagem teórica de conceitos básicos de salvamento, proteção e defesa civil e participar de simulados com cenários hipotéticos sobre os acidentes mais recorrentes cuja finalidade é a intervenção inicial até a chegada de equipe especializada em socorro. A carga horária é de 40 horas. As aulas acontecem na Escola Municipal Francisco de Assis Medeiros Rangel, localizada na Rua Bangu, nº 1615 – Parque Zabulão.
PREVENÇÃO – No início do mês, em comemoração ao Dia do Bombeiro e pelo aniversário de 169 anos da Corporação, o Município participou da Semana de Prevenção contra Incêndio e Pânico (SemPrev/2025), promovida pelo Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ). Junto com a Defesa Civil de Rio das Ostras, foi realizado um curso de prevenção a incêndio e pânico. O objetivo da atividade foi disseminar, junto à população, conhecimentos básicos sobre prevenção e combate a incêndios, além de noções de primeiros-socorros.