Cantagalo recebe estação meteorológica para garantir benefícios ambientais

Cantagalo recebe estação meteorológica para garantir benefícios ambientais

Translator

 

Translator

A Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, em parceria com o Laboratório de Meteorologia (LAMET) da Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF), instalou essa semana, no Centro de Apoio ao Produtor Rural de Rio das Ostras, em Cantagalo, uma estação meteorológica para fazer o monitoramento ambiental da área. O objetivo é garantir a elaboração de políticas públicas que beneficiem o setor agrícola e produtores rurais.

A Estação vai permitir medir, em tempo real, a precipitação (volume de chuva), temperatura, umidade, direção e velocidade do vento, radiação solar, índice ultravioleta (UV) pressão atmosférica.

O dispositivo é composto por uma base de sensores e componentes responsáveis pela coleta de dados relacionados às condições atmosféricas. Esses dados são transmitidos, via conexão sem fio, para uma estação base que pode ser acessada de qualquer lugar por intermédio de dispositivos móveis ou computadores. Além disso, o equipamento permite o armazenamento (on-line) de um histórico de dados, essencial para a análise das condições climáticas locais ao longo do tempo.

De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Ricardo Torres, essa estação vai garantir benefícios ambientais, sociais e econômicos para o Município e Região. “A estação permitirá a coleta de dados essenciais para elaborar ações de planejamento e prevenção. Com a estação obteremos informações sobre o clima local. Essas informações são importantes no apoio à agricultura e pecuária, pois ajudam a planejar o calendário agrícola, as épocas de plantio e colheita, prever riscos de seca ou excesso de chuvas. Agricultores e técnicos rurais podem usar as informações para melhorar a eficiência da produção e diminuir os impactos climáticos”.

A estação também poderá ajudar a Prefeitura a tomar decisões mais embasadas sobre o uso do solo, avaliar impactos de obras ou expansão urbana e a elaborar planos de gestão ambiental e territorial”, esclareceu o secretário.

Please follow and like us:
error0
fb-share-icon20
Tweet 20
fb-share-icon20

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.