Rio das Ostras credencia seis novas equipes de Saúde Bucal

Credenciamento garante repasse de recursos federais, fortalecendo a Atenção Primária no Município
Mais uma boa notícia para a Saúde Pública de Rio das Ostras. A partir de esforços da Prefeitura, o Município conseguiu credenciar mais seis equipes de Saúde Bucal, que atuam na Estratégia de Saúde da Família – ESF. O credenciamento garante repasses federais permanentes, fortalecendo o planejamento na Atenção Primária.
O aporte de verba federal é direcionado a implantação e custeio desse serviço no Município e aumenta a capacidade de investimento da Rede Municipal de Saúde, ampliando o acesso a serviços, permitindo a aquisição de novos equipamentos, entre outras melhorias.
Com a iniciativa, o Município passa a contar com o cadastro atualizado no Sistema Nacional de Cadastro de Estabelecimentos de Saúde (SCNES) e Identificador Nacional de Equipes (INE), assegurando conformidade legal.
A autonomia financeira também evita a suspensão de repasses por irregularidades, garantindo a continuidade dos serviços.
Segundo a subsecretária de Atenção Primária, Rosimeri Azevedo, “a eficiência na gestão da Atenção Primária à Saúde, responsável pela coordenação da rede de atenção, é essencial para a implementação e execução de políticas públicas de saúde. Uma administração qualificada assegura que as ações governamentais respondam efetivamente às demandas da população e honrem os compromissos assumidos pelo poder público”.
EQUIPES DE SAÚDE BUCAL – Avanço importante para o Município, Rio das Ostras credenciou novas equipes de Saúde Bucal em seis unidades de Estratégia de Saúde da Família – ESF, nos postos de Rocha Leão, Mar do Norte, Cantagalo, Cidade Praiana, Operário e Nova Cidade.
As equipes atuam em projetos dentro e fora das unidades, com horários ampliados e mutirões de promoção de saúde e prevenção de doenças.
“Os recursos federais permitirão a integralidade e a qualidade do atendimento à população. Com essa iniciativa, Rio das Ostras reforça o compromisso com a saúde bucal e o bem-estar de seus cidadãos”, explica Fernanda Peres, diretora do Departamento de Estratégia de Saúde da Família da Secretaria Municipal de Saúde.
O trabalho em parceria dos departamentos da Saúde é fundamental para o bom andamento do trabalho no Município. “Essa pactuação deveria ter sido feita há anos, mas nunca foi pra frente. Em apenas seis meses da atual gestão conquistamos essa vitória. Isso nos proporcionará um retorno financeiro – advindo de cofinanciamento do Ministério da Saúde – para que possamos sempre melhorar e obter mais insumos, mais equipamentos e ampliação da nossa Atenção Primária, que tem demanda crescente, devido ao aumento da população”, completou o diretor do Departamento de Saúde Bucal, André Mello.