Projeto Sons do Leripe usa música como ferramenta de aprendizagem

Projeto Sons do Leripe usa música como ferramenta de aprendizagem
Iniciativa de Rio das Ostras ganhou reforços neste ano, com expansão das atividades em cinco escolas

Aprender por meio de som, ritmo e melodia: essa é a proposta do Projeto de música Sons do Leripe, desenvolvido pela Secretaria de Educação, Esporte e Lazer de Rio das Ostras. A iniciativa ganhou reforços no ano de 2025, expandindo as atividades para cinco novas unidades escolares, a partir do retorno das bandas de fanfarra e de aulas de cavaquinho.

Com a medida, são 19 escolas atendidas, com a participação de cerca de 1400 alunos, que recebem novos aprendizados de forma dinâmica e inclusiva.

O projeto promove aulas de percussão, coros, grupos de violão, de flautas e de cavaquinhos, além das bandas de fanfarra. Os grupos realizam ensaios regulares no calendário escolar e apresentações em eventos internos e externos no Município.

As atividades são desenvolvidas por profissionais capacitados que atuam diretamente com os alunos, durante o turno ou no contraturno escolar. As aulas são realizadas em grupo de forma prática e teórica, abordando desde o aprendizado técnico dos instrumentos musicais até o aprimoramento vocal e de repertório.

De acordo com o coordenador do Projeto, Carlos Augusto Novaes, a iniciativa baseia-se em um planejamento cuidadoso, buscando integrar a música à vivência escolar. Com a abordagem estruturada, a ação visa ao enriquecimento do aprendizado.

“Um dos diferenciais do projeto é a possibilidade de oferecer suporte pedagógico por meio da música. Ao participar das atividades musicais, os alunos desenvolvem habilidades como trabalho em equipe, concentração e disciplina, que impactam positivamente no desempenho acadêmico geral. A música se torna uma ponte entre o aprendizado e o desenvolvimento socioemocional, contribuindo para uma formação mais completa”, relatou o coordenador do Projeto, Carlos Augusto Novaes.

BANDAS DE FANFARRA – As tradicionais bandas de fanfarra voltaram a compor a identidade cultural de quatro escolas do Município. Os novos grupos embalam as escolas municipais Fazenda da Praia, Profª. Marinete Coelho de Souza, Senhorinha de Oliveira Gomes – Tia Lola e Padre José Dilson Dórea. A atividade também segue no Colégio Municipal Profª América Abdalla.

ADESÃO – Para aderir às atividades ofertadas pelo Projeto, o aluno deve procurar a direção escolar. A adesão é feita mediante a disponibilidade de vagas. Para participar, o estudante deve preencher uma ficha de autorização, que deverá ser assinada pelo responsável legal.

Please follow and like us:
error0
fb-share-icon20
Tweet 20
fb-share-icon20

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.