Fundação de Cultura inicia preparativos para tradicional Festa de São Pedro

Encontro com pescadores e moradores marca o início da organização do evento, que celebra a cultura popular e a história de Rio das Ostras
Rio das Ostras começou os preparativos para a tradicional Festa de São Pedro, que acontece todos os anos na Boca da Barra, localidade que já foi a antiga vila de pescadores. Na manhã desta segunda, 19, a presidente da Fundação de Cultura, Rosemarie Teixeira, se reuniu com representantes da Associação de Pescadores e da Associação de Moradores de Boca da Barra para alinhar os primeiros passos dos festejos.
Prevista para acontecer entre 27 e 29 de junho (Dia de São Pedro), a festa homenageia o padroeiro dos pescadores e destaca elementos da cultura popular, como as festas juninas e o ofício da pesca artesanal, práticas que marcaram a origem da Cidade.
Considerada uma das manifestações culturais mais tradicionais do Município, a festividade reúne moradores, visitantes e pescadores em uma programação que inclui procissão marítima, apresentações culturais, barracas típicas e homenagens aos profissionais da pesca.
Segundo Rosemarie Teixeira, a participação ativa da comunidade na organização da festa é fundamental para preservar a memória coletiva e valorizar as raízes locais. “A Festa de São Pedro é um símbolo da identidade cultural de Rio das Ostras. Estamos trabalhando em conjunto para manter viva essa tradição que reconhece a importância dos pescadores e da cultura popular”, afirmou.
Em 2025, a festa de São Pedro tem apoio de emenda impositiva da Câmara de Vereadores de Rio das Ostras.