Feiras da matemática e integração familiar animam Sábado Letivo em Rio das Ostras

Feiras da matemática e integração familiar animam Sábado Letivo em Rio das Ostras

Translator
Ações uniram equipes escolares em diversas atividades

O sábado, 17, foi de muita aprendizagem, animação e integração nas escolas da Rede Pública Municipal de Ensino de Rio das Ostras. Conforme o Calendário Escolar de 2025, as unidades realizaram o Sábado Letivo com diversas atividades, do pedagógico às práticas esportivas. As ações uniram equipes escolares, famílias em parcerias com as demais secretarias municipais.

Parte das atividades foi dedicada à realização da Feira de Matemática de Rio das Ostras – Fematro. Os trabalhos reuniram dinâmicas, desafios e criatividade, além de incentivar o interesse e o encantamento pela disciplina e ressaltar os trabalhos realizados em sala de aula pelos alunos e profissionais da educação.

A Escola Municipal Agrícola Carlos Maurício Franco, em Cantagalo, levou a Matemática à praça da localidade, criando no espaço um verdadeiro palco de conhecimento. Alunos do 8º e 9º anos apresentaram projetos sobre o funcionamento dos elevadores hidráulicos com maquetes didáticas.

“Além de reforçar o aprendizado, a Fematro promoveu o protagonismo juvenil, a interdisciplinaridade e a valorização da educação pública de qualidade. Foi uma manhã inspiradora, de troca de saberes e de orgulho para toda a comunidade escolar de Rio das Ostras”, destacou o diretor da unidade, Felipe Viana.

A Feira de Matemática na Escola Municipal Rio das Ostras, em Cidade Praiana, apostou em jogos confeccionados pelos professores e alunos.

“Criamos um ambiente agradável de aprendizagem e ludicidade envolvendo pais e crianças em jogos. Ressaltamos a importância de um ambiente de socialização e interação entre os estudantes e seus familiares, contribuindo para a promoção da aprendizagem”, comentou a diretora da unidade escolar, Valéria Almeida.

PARCERIA FAMÍLIA E ESCOLA – A colaboração entre família e escola foi destaque nas atividades promovidas. Além da aprendizagem da matemática, parte das unidades direcionou o dia exclusivamente à pauta familiar. O objetivo foi oferecer espaço de troca, compartilhamento e integração entre os pais dos estudantes, com apresentações culturais e atividades lúdicas de tirarem o fôlego.

Na prática esportiva, a bicicletada da Escola Municipal Rosângela Duarte Faria levou muita gente à Lagoa do Iriry. Já a Escola Municipalizada Dom Bosco promoveu uma caminhada pelos principais pontos turísticos da área Central, encantando alunos e responsáveis em visita a patrimônios culturais riostrenses.

MAIS PARCERIAS – O Projeto Educação em Saúde, ligado à Vigilância em Saúde, esteve presente na Escola Municipal Juvenil Bastos da Silva, desenvolvendo atividades de prevenção ao mosquito da dengue, de forma interativa com os alunos.

Na Escola Municipal Nilton Balthazar, a equipe de Defesa Civil realizou palestras e oficinas sobre Educação para Redução de Riscos e Desastres (ERRD), com orientação para os casos de desastres, alagamentos ou emergências.

As atividades do Sábado Letivo foram realizadas em todas as unidades escolares do Município, respeitando o cronograma e as propostas pedagógicas de cada escola.

Please follow and like us:
error0
fb-share-icon20
Tweet 20
fb-share-icon20

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.